
Chefes da Volkswagen sabiam dos problemas de emissão em seus carros desde 2011, diz jornal alemão
Segundo o jornal alemão Frankfurter Allgemeine, os executivos mais altos da Volkswagen sabiam dos problemas de emissão dos veículos da companhia desde 2011. A informação está diretamente ligada a Martin Winterkorn (imagem acima), que deixou o cargo de CEO da Volkswagen na semana passada, mas continua sendo investigado por causa do maior escândalo envolvendo a montadora. Nesta segunda, o executivo recebeu uma série de processos na Alemanha por fraude.
As informações de que a Volks estava ciente dos erros e concordou com a alteração dos carros ainda não foi confirmada pela fabricante, mas na semana passada, a própria empresa afirmou que tinha burlado os testes de emissão oficiais.
Matthias Mueller, novo comandante da Volkswagen
Após o escândalo, Martin Winterkorn deixou o cargo de CEO da Volks, que agora é ocupado pelo ex-chefe da Porsche, Matthias Mueller. A saída do alto cargo não poupou Winterkorn de uma série de ações legais. De acordo com a Reuters, o gabinete de procuradoria da Alemanha está investigando o ex-comandante da montadora alemã por fraude, baseado em acusações apresentadas por 10 pessoas que não se identificaram.
Toda essa história não está saindo barato para a Volkswagen, que está vendo o valor de suas ações despencarem. Em apenas dois dias após a confirmação da fraude, as ações da alemã caíram aproximadamente 37%, o que significou a perda de € 24 bilhões (R$ 107 bilhões) em valor de mercado.
{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/09/27/volkswagen-told-about-emissions-worries-years-ago/{/via}