
Placa secreta da Nvidia pode ser uma dual-GPU
Enquanto se formou um mistério sobre uma potencial placa de vídeo prestes a ser lançada pela Nvidia, começam a surgir indícios que está a caminho um modelo com dois chips gráficos, possivelmente dois GM200, o mesmo utilizado na GeForce GTX 980Ti e GTX Titan X, em um único projeto.
Desde a GeForce GTX 690, lançada em 2012, a Nvidia não realiza o lançamento de uma placa de vídeo com dois chips gráficos voltada exclusivamente para games. O único modelo também dual-GPU, nesse período, foi a Nvidia GeForce GTX Titan-Z, projeto equipado com dois chips Titan e com o preço impressionantemente caro de US$ 2.990. Apesar de sua altíssima performance para games, capaz de rodar jogos na resolução 5K, a placa com 12GB de RAM trazia também "um pé" na supercomputação com alto desempenho em pontos flutuantes, fator que inflou seu preço e causou o seu resultado fraco em suas vendas, mesmo com seu preço hoje sendo a metade do de seu lançamento.
Tentando evitar o erro do preço excessivo, também é possível que a Nvidia evite usar seu chip topo de linha dessa vez e introduza uma "hipotética GTX 990" com dois chips GM204, o mesmo presente na GTX 970 e 980. Considerando o bom desempenho da GTX 970 em SLI, essa placa imaginária com dois chips GM204 poderia entregar uma performance de 15 a 30% superior a GTX 980Ti.
Artigo: O que é melhor: GeForce GTX 980 Ti ou duas GeForce GTX 970 em SLI?
Se o rumor se confirmar, e a suposta nova placa realmente um modelo com dois chips gráficos, será o primeiro modelo baseado na arquitetura Maxwell com dual-GPU, sendo que a GTX Titan-Z era baseada na arquitetura Kepler. A Nvidia realizou um encontro com a mídia em Nova Iorque, na semana passada, e possivelmente exibiu a nova placa para membros da imprensa. Enquanto o embargo sobre a informação não cai, segue o mistério.
{via}WCCFTech|http://wccftech.com/nvidia-launching-dual-gpu-flagship-graphics/{/via}
Qual os planos para hardware esse ano?