Placa secreta da Nvidia pode ser uma dual-GPU

Enquanto se formou um mistério sobre uma potencial placa de vídeo prestes a ser lançada pela Nvidia, começam a surgir indícios que está a caminho um modelo com dois chips gráficos, possivelmente dois GM200, o mesmo utilizado na GeForce GTX 980Ti e GTX Titan X, em um único projeto.

Desde a GeForce GTX 690, lançada em 2012, a Nvidia não realiza o lançamento de uma placa de vídeo com dois chips gráficos voltada exclusivamente para games. O único modelo também dual-GPU, nesse período, foi a Nvidia GeForce GTX Titan-Z, projeto equipado com dois chips Titan e com o preço impressionantemente caro de US$ 2.990. Apesar de sua altíssima performance para games, capaz de rodar jogos na resolução 5K, a placa com 12GB de RAM trazia também "um pé" na supercomputação com alto desempenho em pontos flutuantes, fator que inflou seu preço e causou o seu resultado fraco em suas vendas, mesmo com seu preço hoje sendo a metade do de seu lançamento.

Tentando evitar o erro do preço excessivo, também é possível que a Nvidia evite usar seu chip topo de linha dessa vez e introduza uma "hipotética GTX 990" com dois chips GM204, o mesmo presente na GTX 970 e 980. Considerando o bom desempenho da GTX 970 em SLI, essa placa imaginária com dois chips GM204 poderia entregar uma performance de 15 a 30% superior a GTX 980Ti. 

Artigo: O que é melhor: GeForce GTX 980 Ti ou duas GeForce GTX 970 em SLI?

Se o rumor se confirmar, e a suposta nova placa realmente um modelo com dois chips gráficos, será o primeiro modelo baseado na arquitetura Maxwell com dual-GPU, sendo que a GTX Titan-Z era baseada na arquitetura Kepler. A Nvidia realizou um encontro com a mídia em Nova Iorque, na semana passada, e possivelmente exibiu a nova placa para membros da imprensa. Enquanto o embargo sobre a informação não cai, segue o mistério.

- Continua após a publicidade -

{via}WCCFTech|http://wccftech.com/nvidia-launching-dual-gpu-flagship-graphics/{/via} 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.