Falha de segurança do iOS 9 permite acessar aplicativos do iPhone mesmo sem o PIN, através da Siri

A Siri é "responsável" pela mais nova falha de segurança alarmante no iPhone. Usuários que atualizaram para o iOS 9 podem ter os aplicativos de seu smartphone acessados mesmo que o usuário não saiba o código de segurança PIN do aparelho, como mostra o vídeo do canal "Videosdebarraquito".

O truque consiste em quase bloquear o smartphone. Se alguém inserir o PIN errado 5 vezes seguidas, o sistema vai travar o aparelho por um tempo, não permitindo novas tentativas. O "invasor" deve então errar o código de propósito quatro vezes e, na quinta, conforme é inserido o quarto dígito, deve-se segurar o botão "home". Como é visível no vídeo, a tela de travamento do iPhone é interrompida pela Siri, que aparece pronta para oferecer ajuda. Então é só pedir alguma informação que leve a algum aplicativo, como perguntar as horas, por exemplo, e seguir dali para navegar pelo smartphone.

A falha é grande, mas simples de ser contornada. Enquanto a Apple não cria um patch oficial para corrigir o problema, usuários do iOS 9 precisam apenas acessar as configurações de "TouchID e Código" e desabilitar a Siri na tela bloqueada.

{via}BGR|http://bgr.com/2015/09/23/ios-9-security-flaw-photos-contacts-siri/{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.