NASA cria app para reduzir tempo de viagem dos voos comerciais

A NASA desenvolveu um aplicativo chamado Traffic Aware Planner (TAP) para ajudar a reduzir o tempo de viagem dos voos comerciais, o consumo de combustível e a emissão de carbono. A nova solução criada pela agência espacial vai funcionar em um tablet e não será necessária qualquer mudança na operação dos aviões por parte dos pilotos e da tripulação, o que permite que ela seja implantada imediatamente. E é o que vai acontecer. Durante os próximos três anos, a Virgin America e a Alaska Airlines vão testar o app.

O TAP funciona analisando a posição do avião, a altitude, o trajeto e outras informações em tempo real que definem a atual situação da aeronave. A partir daí ele aciona o plano de voo e procura por uma variedade de rotas e/ou mudanças de altitude que podem ajudar a economizar combustível ou reduzir o tempo de duração da viagem e exibe para a equipe.

O aplicativo também se conecta à ADS-B, uma tecnologia de vigilância cooperativa para rastreamento de aviões que faz uma varredura do tráfego aéreo na região para evitar que aeronaves colidam no ar. Nos aviões que possuem acesso à internet, o TAP vai oferecer informações em tempo real sobre condições meteorológicas e previsão do tempo.

{via}NASA|http://www.nasa.gov/press-release/nasa-developed-technology-aims-to-save-commercial-airlines-fuel-time{/via} 

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.