Qual é a melhor solução para memória RAM: aumentar a quantidade, a frequência ou fazer dual-channel?

Na atual geração de videogames, um dos componentes mais requisitados por muitos jogos é a memória RAM. Uma série de games já está pedindo 6 GB como requisito mínimo, como Call of Duty: Advanced Warfare, The Witcher 3: Wild Hunt e Street Fighter V. Todos esses games, inclusive, recomendam que o jogador possua 8 GB de memória RAM.

Mas nesses tempos de uso intenso de memória, qual é a melhor saída para melhorar o desempenho dos seu PC: aumentar a quantidade de RAM, comprar módulos de maior frequência ou se aproveitar do Dual-Channel? É isso que vamos responder neste artigo. Primeiro, vamos aos benchmarks que comparam memórias em single-channel com módulos em dual-channel:

- Continua após a publicidade -

Como dá para perceber pelos testes acima, há uma considerável melhora de desempenho ao se trocar um módulo de 8 GB operando em single-channel por dois de 4 GB operando em dual-channel – desde que estes sejam da mesma série e tenham a mesma frequência. O mesmo vale para kits com módulos de 2 GB em comparação com um único módulo de 4 GB, e assim por diante. Nos benchmarks, as memórias em dual-channel foram entre 45% e 64% mais rápidas.

- Continua após a publicidade -

Conferindo esses outros testes, percebe-se que há uma considerável diferença ao aumentar a frequência dos módulos, afinal dá para ganhar até 4 FPS em determinados games. Mas elas claramente não estão no mesmo nível da diferença vista ao se mudar de single-channel para o dual-channel. Ao se passar de 1600 MHz para 1866 MHz, há um ganho de desempenho da faixa de 10% a 17%.

Nos benchmarks acima, a chave é comparar o módulo HyperX Fury de 4 GB 1866 MHz com o módulo HyperX Beast de 8 GB, que está funcionando em 8 GB, single-channel e na mesma frequência. Com isso, podemos comparar a diferença que faz uma maior quantidade de memória, sem fatores como maior frequência ou dual-channel afetando o desempenho.

E, como dá para perceber, a diferença é mínima. Ela chega a, no máximo, 12%, no caso de Grid 2, mas a maior parte do tempo está entre entre 1% e 7%. Ainda assim, foram 4 FPS ganhos no caso do jogo de corrida da Codemasters.

Mesmo assim, para concluir o nosso artigo, a primeira recomendação é que você faça suas memórias trabalhar em dual-channel. Essa definitivamente é a solução que faz mais diferença, caso seu PC já atenda os requisitos mínimos de um jogo. Depois, vem a compra de um módulo de maior frequência, com melhorias de 12% a 17% no desempenho. E, por último, a compra de um módulo de maior capacidade.

OBS.: É importante destacar que todos os testes consideram o uso de uma placa de vídeo integrada, no caso a presente na APU AMD A10-7850K. Em um sistema com uma placa de vídeo dedicada a diferença de desempenho será muito inferior, já que o gpu e memórias da placa de vídeo que são os componentes mais requisitados.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.