Jim Keller, engenheiro que participou do desenvolvimento do AMD K7 e K8, deixa a AMD

A AMD acaba de perder um nome de peso entre seu quadro de funcionários. Jim Keller, engenheiro que participou do desenvolvimento da microarquitetura K7 e K8, deixou a empresa. Além de sua presença na empresa, Keller também tem histórico na Apple, onde atuou no desenvolvimento do Apple A4 e A5, entre 2008 e 2012.

Keller retornou à AMD em 2012, quando começou a participar do desenvolvimento de processadores baseados na futura arquitetura Zen. Seu foco era a criação de produtos de baixo consumo, criando SoCs e sistemas compactos baseados na nova geração de processadores da AMD. O CTO da AMD, Mark Papermaster, irá assumir as atribuições de Keller, e de acordo com a empresa, o cronograma de desenvolvimento não será afetado com a mudança.

Jim Keller é conhecido por sua contribuição no desenvolvimento das microarquiteturas K7 da AMD, presente em seus populares processadores Athlon. Mais tarde Keller lideraria o desenvolvimento da oitava geração, a K8, introduzindo assim a primeira geração de processadores X86-64, introduzindo as instruções em 64-bit nos produtos AMD, algo que comercialmente seria conhecido como Athlon 64.

{via}TechPowerUp|http://www.techpowerup.com/216177/cpu-whiz-jim-keller-leaves-amd.html{/via}

Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.