Memórias HBM da Nvidia podem ser fabricadas tanto por Samsung quanto SK Hynix

Fontes na indústria indicaram ao site Business Korea que a Nvidia pode trabalhar com duas fabricantes diferentes de memórias HBM em sua futura geração de placas de vídeo, a Pascal. As duas coreanas Samsung e SK Hynix iriam dividir as encomendas da segunda geração de memórias de grande largura de banda.

As empresas vem de situações diferentes: a SK Hynix já atua no setor e é a fornecedora das memórias HBM utilizadas na primeira geração de placas de vídeo a trazer essa tecnologias, o chip Fiji presente na linha Fury da AMD. A Samsung está estreando na fabricação desse tipo de memórias, sendo que seus primeiros componentes estarão disponíveis no primeiro trimestre do ano que vem.

A segunda geração de memórias HBM prometem o dobro de performance, comparado aos primeiros módulos da tecnologia, e também irão ampliar o número de camadas de memórias que poderão ser empilhadas, algo que deve viabilizar uma nova geração de placas de vídeo com 16 ou até 32GB de memórias HMB.

Os rumores indicam que a Nvidia deve lançar sua próxima geração, a Pascal, com até 32GB de memória HBM. A litografia também terá uma mudança importante: passará dos 28nm utilizados nos último anos para os 16nm FinFET, troca que aumenta consideravelmente a quantidade de transistores possíveis em uma mesa área e traz outros benefícios como redução no consumo de energia.

{fonte}Bussines Korea|http://www.businesskorea.co.kr/article/industry/manufacturing/12151/hynix-and-nvidia1-samsung-sk-hynix-supply-high-bandwidth-memory{/fonte} 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.