Criador do adblock para iOS "Peace" desabilita-o com medo de acabar com a internet

O empreendedor Marco Ament desenvolveu o aplicativo para iOS ad-blocker "Peace", mas recentemente resolveu voltar atrás com sua ideia pois achava que seu app era uma ferramenta muito perigosa e que poderia acabar com a internet. Numa postagem em seu blog, Marco diz que não se sentia bem mesmo com o sucesso de "Peace", pois apesar de beneficiar usuários que não queriam ver anúncios, prejudicava sites e conteúdos da internet que tinham sua renda através destas mesma propagandas que poderiam ser bloqueadas. Â“Ter esse sucesso com o Peace não me faz sentir bem, o que eu não antecipei, mas deveria ter antecipado”, escreveu o criador.

“Eu sei que tirar o Peace da loja dois dias depois do lançamento será muito impopular e vai me submeter a usuários insatisfeitos... Mas essa é minha paz." 
- Marco Ament em seu blog oficial

"Peace" foi o aplicativo mais baixado desde o lançamento do iOS 9 e custava em torno de três euros. Além de anúncios, o app bloqueava também os trackers, que são pedaços de códigos que ajudam os serviços online a perceberem o fluxo de navegação na Internet. Publicações e publicidades em redes sociais, fontes de letras externas e comentários eram outras possibilidades de bloqueio permitidas.

Segundo Ament, bloquear os anúncios pode acabar com a internet tradicional e fazer com que apenas algumas fontes de informação sobrevivam, gerando um monopólio de grandes empresas - como a Google - sobre o fornecimento de informações. Com a retirada do aplicativo da loja virtual, o criador se comprometeu a reembolsar os usuários que já baixaram o "Peace".

- Continua após a publicidade -

{via}Startse|http://startse.infomoney.com.br/portal/2015/09/18/13720/dono-tira-aplicativo-mais-baixado-na-app-store-do-ar-com-medo-de-destruir-a-web/{/via} 

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.