Capa da Invisibilidade: cientistas finalmente desenvolvem protótipo

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkley, conseguiram criar o que seria um "protótipo" da capa da invisibilidade: um manto ultrafino que pode esconder objetos no espectro da luz visível. A revista Science publicou uma matéria de capa explicando que os físicos que participam do projeto desenvolveram o manto microscópico de 80nm e espalharam nanoantenas de ouro por sua superfície. Isso fez com que os objetos ficassem invisíveis, pois quando a ondas luminosas chegam à superfície do manto elas são refletidas e redirecionadas de uma forma que torna o objeto imperceptível. De maneira simplória, nossa visão é baseada na luz que os objetos refletem, e se a luz for desviada ou não for refletida, não conseguiremos percebê-los.

"Nossa capa ultrafina parece um casaco. É fácil de desenhar e implementar, e é potencialmente escalável para esconder objetos macroscópicos. Ou seja, pode ser possível envolver pessoas nela."
- Xiang Zhang, diretor do Laboratório de Ciências dos Matériais de Berkeley

- Continua após a publicidade -

Apesar do experimento ter sido feito em escala microscópica, os cientistas que desenvolveram o manto afirmam que o material poderá te dimensões maiores em pouco tempo. Uma limitação do material é que os padrões das nanoantenas de ouro devem ser projetadas de uma forma extremamente precisa, caso contrário, elas não irão redirecionar a luz corretamente para deixar o objeto "invisível". Ela têm que coincidir com as saliências e dimensões do objeto que está por baixo do manto. Ou seja, além da necessidade do material ser preciso com a forma do objeto, o que estiver encoberto não poderá se mover, senão o "truque" das luzes não irá funcionar.

Outra limitação é que o objeto não pode ser muito grande ou pontudo, pois quanto maior a dimensão do objeto, maior será a sombra que ele irá projetar. Como a sombra é a ausência de luz, ela não pode ser "apagada". Segundos os cientistas, um dos possíveis usos futuros para esse material será para esconder aviões e equipamentos militares, ou até mesmo diminuir a dimensão de alguns objetos.

A capa da invisibilidade ainda não é uma realidade para os dias atuais, mas quem sabe um dia os cientistas poderão ajustar suas limitações e vender produtos como a peça da saga de Harry Potter. 

{via}Veja|http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/science-cientistas-estao-a-um-passo-de-criar-a-verdadeira-capa-da-invisibilidade{/via} 

- Continua após a publicidade -

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.