
Whatsapp x Operadoras: Anatel fará pronunciamento oficial em breve
A guerra entre o Whatsapp e as operadoras de telefonia brasileiras já está acontecendo há um bom tempo, mas, aparentemente, o app do Facebook tem o apoio do órgão mais influente do ramo das comunicações no Brasil: a Anatel. Nesta segunda-feira, o presidente da Anatel João Rezende declarou que não vê nenhuma ilegalidade no Whatsapp. O executivo também revelou que a instituição fará um pronunciamento oficial sobre o aplicativo do Facebook em breve.
O Whatsapp já possui mais de 900 milhões de usuários e é bastante popular no Brasil. As empresas brasileiras de telefonia alegam que o aplicativo está utilizando de forma indevida o número público dos usuários, que é cedido pelas operadoras, e deve pagar uma taxa por isso.
Durante a audiência pública no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, nesta segunda-feira, Rezende afirmou que o caso está sendo analisado e a Anatel revelará seu posicionamento em breve.
"A Anatel vai dar seu posicionamento no momento certo. Mas toda vez que acessa dados ou voz, o indivíduo está pagando à operadora, há um custo para o usuário quando acessa esse serviço"
- João Rezende, presidente da Anatel
- Continua após a publicidade -
Em agosto, o presidente da Anatel também se posicionou a favor do aplicativo de mensagens. Durante outra audiência pública do Congresso, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, afirmou que o Whatsapp trabalha "à margem da lei". Rezende discordou dizendo que "as empresas têm de aprender a lidar com a nova realidade".
Se o Whatsapp for regulamentado no Brasil, como as operadoras querem, o serviço de mensagens será submetido a impostos e taxas para funcionar no país, o que pode levar a cobrança de um valor aos usuários.
{via}Olhar Digital|http://olhardigital.uol.com.br/noticia/anatel-defende-whatsapp-e-promete-pronunciamento-oficial-sobre-o-aplicativo/51371{/via}
Qual os planos para hardware esse ano?