Whatsapp x Operadoras: Anatel fará pronunciamento oficial em breve

A guerra entre o Whatsapp e as operadoras de telefonia brasileiras já está acontecendo há um bom tempo, mas, aparentemente, o app do Facebook tem o apoio do órgão mais influente do ramo das comunicações no Brasil: a Anatel. Nesta segunda-feira, o presidente da Anatel João Rezende declarou que não vê nenhuma ilegalidade no Whatsapp. O executivo também revelou que a instituição fará um pronunciamento oficial sobre o aplicativo do Facebook em breve.

O Whatsapp já possui mais de 900 milhões de usuários e é bastante popular no Brasil. As empresas brasileiras de telefonia alegam que o aplicativo está utilizando de forma indevida o número público dos usuários, que é cedido pelas operadoras, e deve pagar uma taxa por isso.

Durante a audiência pública no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, nesta segunda-feira, Rezende afirmou que o caso está sendo analisado e a Anatel revelará seu posicionamento em breve.

"A Anatel vai dar seu posicionamento no momento certo. Mas toda vez que acessa dados ou voz, o indivíduo está pagando à operadora, há um custo para o usuário quando acessa esse serviço"

- João Rezende, presidente da Anatel

- Continua após a publicidade -

Em agosto, o presidente da Anatel também se posicionou a favor do aplicativo de mensagens. Durante outra audiência pública do Congresso, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, afirmou que o Whatsapp trabalha "à margem da lei". Rezende discordou dizendo que "as empresas têm de aprender a lidar com a nova realidade".

Se o Whatsapp for regulamentado no Brasil, como as operadoras querem, o serviço de mensagens será submetido a impostos e taxas para funcionar no país, o que pode levar a cobrança de um valor aos usuários.

{via}Olhar Digital|http://olhardigital.uol.com.br/noticia/anatel-defende-whatsapp-e-promete-pronunciamento-oficial-sobre-o-aplicativo/51371{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.