Mapa mostra como a rede anônima Tor está disseminada pelo mundo

Em tempos onde a privacidade parece ser apenas um conceito abstrato, o Tor é um serviço que busca proteger sua identidade na internet, mascarando seus dados de navegação dos servidores. Com quase 10 anos de existência, agora é possível ter uma noção do quanto a rede que possibilita o anonimato está disseminada pelo mundo, através do site Onionview.

O Onionview foi desenvolvido por Luke Millanta, e mostra onde estão os "nós" da rede Tor. Esses nós são computadores voluntários que realizam o redicionamento dos dados entre si, impossibilitando o rastreamento da fonte dos dados. Hoje a rede já conta com mais de 6 mil desses computadores embaralhando e reencaminhando dados, tornado a origem de uma conexão impossível de ser localizada. A rede está em franca expansão, sendo que 5 anos atrás possuía menos de 2 mil computadores.


Os nós da rede Tor em ação, dividindo os dados e dificultando o rastreamento da fonte

Os países onde há mais computadores incluem a Alemanha, com 1.364, seguido dos Estados Unidos com 1.328  e França com 714. No Brasil estão ativos 44 nós da rede Tor, sendo que 38 deles estão na região da grande São Paulo. Você pode visualizar todos os dados através deste link.

Além da proteção da identidade e anonimato na rede, o Tor é muito utilizado para burlar limites por região, tornando possível acessar conteúdos restritos apenas a um país. Esse tipo de trava é comum em serviços de streaming de vídeos, como Netflix e YouTube. O uso dos intermediários da rede Tor, porém, traz um efeito colateral: uma queda notável na performance da conexão com a internet, especialmente a latência.

- Continua após a publicidade -

{via}Wired|http://www.wired.com/2015/09/mapping-tors-anonymity-network-spread-around-world/{/via}

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.