Windows 10 no Xbox One trará ganho de performance de até 50%

Depois dos PCs e tablets, o Windows 10 se prepara para "desembarcar" no Xbox One, com uma versão altamente customizada do sistema voltada ao console da Microsoft. Enquanto a interface promete receber um novo design, também haverão mexidas importantes no funcionamento do sistema em seu funcionamento interno.

A principal mudança é o novo Kernel, chamado de OneCore. De acordo com Mike Ybarra, diretor do Programa de Gerenciamento do Xbox, a nova versão do sistema "não é uma pequena mudança no front-end [parte visível ao usuário] do console ou da UI, é uma mudança massiva na arquitetura, mexendo até nas fundações do sistema". A afirmação saiu no episódio 553 do Major Nelson Radio, disponível (em inglês) nesse link.

A atualização vem sendo tratada como "A nova experiência do Xbox ONE" (ou em sua sigla em inglês, a NXOE), e de acordo com Ybarra traz ganho de até 50% na agilidade do sistema, tornando o videogame capaz de enviar e receber mensagens, abrir aplicativos e iniciar os jogos de forma mais rápida.

Vulkan, DirectX 12 e o futuro da Mantle com o especialista da AMD

Confira o que a Nvidia tem a dizer sobre o DirectX 12, nova API que chegou junto do Windows 10

- Continua após a publicidade -

Para quem ficou decepcionado, acreditando que o ganho também se refletiria em jogos, ainda há esperança. O NXOE também introduz o DirectX 12 ao sistema do Xbox One. Em testes preliminares, a nova API chegou a entregar mais de 100% de ganho em algumas situações, porém é preciso destacar que isso se trata de situações específicas, e ainda não temos muitos testes disponíveis nos dando uma noção clara do impacto que a troca para o DX 12 vai representar. De acordo com desenvolvedores da Caffeine, a nova API trouxe um ganho de 20% tanto no PC quanto Xbox One.

Enquanto esperamos pelo update e novos jogos baseados em DirectX 12, teste preliminares dão resultados promissores, especialmente nos chips AMD baseados na arquitetura GCN, a presente no Xbox One. Teste em "Ashes of Singularity" mostrarm um salto em desempenho com os chips da empresa, resultado do bom uso de novos recursos como a computação assíncrona. Abaixo temos nosso videocast com o Alfredo Heiss, especialista da área de hardware da AMD, onde ele nos conta um pouco mais sobre as novas APIs e seus efeitos nos games.

O ganho de performance pode ser um ponto importante para o Xbox One na sua disputa com o rival Playstation 4. Em games como The Witcher 3 e Project Cars, o console da Microsoft roda os games na resolução 900p, enquanto o desempenho mais sólido do PS4 garante a resolução FullHD nesses dois games. 

- Continua após a publicidade -

{via}TweakTown|http://www.tweaktown.com/news/47556/windows-10-xbox-one-revealed-onecore-brings-50-speed-boost/index.html{/via} 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.