O game Ashes of the Singularity, um dos primeiros títulos com o DirectX 12, acabou se tornando o centro de uma polêmica sobre a capacidade do hardware da Nvidia em lidar com capacidades da nova API. Desenvolvedores da Oxide, que produzem o game, afirmaram que as placas da empresa não vem apresentando um bom desempenho ao ativar o recurso da Computação Assíncrona, o que levou a Nvidia a pedir para desabilitar essa tecnologia em suas placas.
Novamente através do fórum Overlock.net, o desenvolvedor da Oxide voltou a tratar do assunto, agora indicando que a Computação Assíncrona pode estar a caminho dos hardwares da Nvidia, via implementações no driver.
Nós acabamos de conversar com a Nvidia sobre a Async Compute, e realmente o driver não estava completamente implementado, como parecia que estava. Estamos trabalhando de forma próxima com eles para implementar de forma completa a Computação Assíncrona. Vamos manter todos atualizados na medida que aprendemos mais
– Kollock, através de post no Overclock.net
Especulando em cima dessa declaração, é possível supor que a Nvidia trabalha em um update em seu driver para possibilitar o uso desse recurso. Dessa forma, também é possível poerceber uma diferença nas arquiteturas: enquanto a GCN da AMD traz essa capacidade implementada através do hardware, enquanto a Nvidia utilizará uma combinação de software e hardware para tornar possível a Computação Assíncrona em suas placas.
A Computação Assíncrona é uma tecnologia que possibilita fazer um melhor uso dos recursos do hardware, e está entre as grandes novidades das novas APIs como o DirectX 12, a Vulkan e a Mantle. De forma breve, funciona da seguinte forma: há uma fila de processos em andamento (pipeline) que não é totalmente aproveitada apenas por um thread. A computação assíncrona possibilita inserir novos processos, que utilizarão a parte ociosa do hardware, sem a necessidade de esperar que o processo anterior seja finalizado. O marketing da AMD vem indicando essa capacidade das placas da empresa como um dos grandes trunfos para o ganho de performance de seus produtos com o DX 12.
Mecanismo da Async Compute explicado pela AMD (vídeo em inglês)
O DirectX 12 está disponível no Windows 10, porém depende de games desenvolvidos nessa API para tirar proveito das novidades dessa tecnologia. Abaixo temos nossos programas especiais, tanto com a Nvidia quanto AMD, discutindo os efeitos que essas novas APIs “de baixo nível” trazem para o uso de hardware e, por consequência, pra os games.
{fonte}Overclock.net|http://www.overclock.net/t/1569897/various-ashes-of-the-singularity-dx12-benchmarks/2130#post_24379702{/fonte}
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