[Rumor] GTX 990M pode trazer chip GM204, o mesmo da GTX 980, para os notebooks

Enquanto "brincava" com um notebook da Asus na IFA 2015, o site alemão ComputerBase se deparou com uma especificação de placa de vídeo bastante diferente. No modelo GX700, abrindo a tabela com as configs do sistema, surge a indicação de 2048 núcleos CUDA, a quantidade total presente no chip GM204, o mesmo utilizado na placa de video GeForce GTX 980.

Essa não é a primeira vez que o GM204 "é exprimido" para dentro de um notebook. Os modelos equipados com o GTX 980M já trazem esse componente, porém com 521 núcleos CUDA inativos, totalizando 1536. Um novo chip gráfico para notebooks mais potente volta a esquentar os rumores que em breve a Nvidia irá anunciar um novo modelo topo de linha, chamada até o momento de GTX 990M.

Apesar das especificações semelhantes, não espere por uma performance parecida entre os chips GM206 em computadores (GTX 980) e notebooks (GTX 990M). Por conta das limitações de alimentação de energia e os sistemas menos robustos de resfriamento, mesmo utilizando o mesmo chip não é possível manter o mesmo "poder de fogo".

Ainda assim, considerando que a GTX 980M com menos núcleos CUDA já entrega um desempenho entre o que vemos nas placas de vídeo GeForce GTX 960 e 970, não é improvável um notebook com capacidade de rodar jogos em um desempenho não muito distante do que vemos em um computador convencional com uma GTX 970, algo que deve sobrar em FullHD e até ter margem para rodar muita coisa em resoluções superiores.

O chip gráfico ainda não identificado foi visto no modelo Asus GX700 (foto acima), e possui clock-base de 1.190MHz e 8 GB de memória GDDR5. O notebook também traz algumas novidades notáveis, como uma tela de resolução 4K e até mesmo resfriamento líquido!

- Continua após a publicidade -

{fonte}Computer Base|http://www.computerbase.de/2015-09/asus-gx700-wassergekuehltes-laptop-mit-2.048-shader-gpu-von-nvidia/{/fonte} 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.