Intel vai usar tecnologia da Internet das Coisas para investigar sumiço de abelhas

Um acontecimento que preocupa cientistas do mundo inteiro é o misterioso sumiço e diminuição do número de abelhas pelo mundo, que pode trazer diversos problemas para a humanidade, já que os pequenos insetos são responsáveis pela polinização de aproximadamente um terço dos alimentos que a humanidade consome.


Entenda a importância das abelhas para a humanidade neste vídeo

Para estudar esse mistério, a Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth australiana (CSIRO) começou a pesquisar, no ano passado, o comportamento das abelhas usando a tecnologia RFID, para monitorar a movimentação dos insetos e descobrir a causa desse fenômeno.

Hoje, a CSIRO iniciou uma parceria com a Intel, que irá ceder ao grupo sua tecnologia Intel Edison, criada para ser usada com a Internet das Coisas. A grande companhia fornecerá o Breakout Board Kit do Edison, que permite criar uma rede de monitoramento maior.


Brasileiro lidera grupo de pesquisa que investiga o sumiço das abelhas

Segundo o brasileiro Paulo de Souza, que lidera o projeto da CSIRO, a parceria com a Intel ajudará a analisar os efeitos de stress e fatores como doenças, pesticidas e poluição que estão atrapalhando as abelhas. Com os sensores de movimentos, os pesquisadores poderão ver as variações de movimento e descobrir quais os fatores estão ligados a isso.

- Continua após a publicidade -

Os sensores Edison serão colocados dentro das colmeias e gravarão o comportamento das abelhas rastreadas, que carregarão uma espécie de mochila com um sensor RFID. O projeto pretende expandir a plataforma com o tempo e monitorar cerca de 2,5 milhões de abelhas até 2017.

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/08/25/australia-honey-bee-research-intel/{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.