Spotify quer acessar os arquivos de mídia e contatos do smartphone dos usuários

O Spotify atualizou sua política de privacidade nesta quinta-feira, 20, e as novas normas do aplicativo não alegraram boa parte dos usuários. Segundo o documento, agora a plataforma de streaming quer acessar os aquivos de mídia do smartphone do usuário, como fotos e vídeos, para melhorar o mecanismo de sugestão de músicas.

Com a permissão do usuário, o Spotify também quer obter os contatos, microfone e, dependendo do modelo do smartphone, informações de localização do usuário. Todos os clientes do serviço de streaming que conectam-se ao serviço pelo Facebook automaticamente cedem imagens e contatos ao Spotify, mas esta é a primeira vez que o aplicativo quer permissão para acessar os dados do dispositivo móvel dos utilizadores da plataforma.

A mudança na política de privacidade gerou bastante confusão na internet e causou discussões entre a empresa e clientes. A treta mais marcante envolveu Markus " Notch" Persson, dono dessa mansão e criador de "Minecraft", e o CEO do Spotify Daniel Ek, no Twitter. A discussão completa entre os dois está disponível neste link.

Ontem, Daniel Ek fez uma postagem no blog da plataforma explicando cada item da política de privacidade e dizendo que pede a permissão dos usuários para utilizar cada recurso. O CEO do Spotify enfatizou que, quando permitido, a companhia irá apenas acessar os dados e não salvará informações ou arquivos dos clientes.

 Atualmente, o Spotify é a maior plataforma de streaming de música do mundo, com mais de 75 milhões de usuários ativos, e foi responsável pela popularização deste tipo de serviço e diminuição da pirataria de músicas.

{via}Spotify|https://www.spotify.com/br/legal/privacy-policy/?version=1.0.0-GB{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.