Intel apresenta o SSD Optane, desenvolvido com memória 3D Xpoint, que chega ao mercado em 2016

Durante a IDF 2015, a Intel apresentou e demonstrou seu mais novo SSD, o Optane, primeira unidade de armazenamento baseada nas memórias 3D XPoint, que prometem ser mil vezes mais rápidas que as Flash Nand.

Além de contar com a memória não volátil desenvolvida pela Intel e Micron, o Optane também tirará proveito do NVMe, protocolo desenvolvido para SSDs que dá mais desempenho para esse tipo de unidade de memória.

O que é NVM Express (NVMe), o padrão do futuro criado especialmente para SSDs

No evento de apresentação, a Intel fez alguns testes mostrando o potencial do Optane. Utilizando o software IOMeter, a companhia comparou o desempenho do SSD topo de linha P3700 contra um protótipo do Optane. Com o software configurado em Depth 8, o benchmark do P3700 marcou 77,000 IOPS, enquanto o Optane chegou a 401,000 IOPS, 5.2 vezes mais rápido que o topo de linha atual.

Quando os testes foram feitos em Depth 1, os resultados foram ainda mais esmagadores, com o P3700 alcançando 10,600 IOPS, enquanto a unidade de armazenamento Optane foi 7 vezes mais rápida, conseguindo uma pontuação de 76,600 IOPS.

- Continua após a publicidade -

A Intel não anunciou as especificações e o preço do Optane, mas revelou que o mesmo chegará ao mercado em 2016, com versões voltadas para o público em geral e corporativo. A companhia também lançará novos módulos de memória DIMM com a tecnologia 3D Xpoint.

{via}Intel|http://newsroom.intel.com/community/intel_newsroom/blog/2015/08/18/intel-expands-developer-opportunities-as-computing-expands-across-all-areas-of-peoples-lives{/via}

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.