600 mil servidores, incluindo bancos e agências de segurança, usam versão vulnerável do Windows

Lançado em 2003, o sistema operacional de desenvolvimento de rede Windows Server 2003 deixou de receber suporte e atualizações de segurança em julho deste ano e, mesmo assim, ainda conta com mais de 600 mil servidores ativos, incluindo bancos e agências de segurança.

As informações vem de uma pesquisa feita pela Netcraft, empresa especializada em serviços de internet. Segundo o levantamento, mais de 175 milhões de sites rodam no server lançado há 12 anos atrás.

55% das máquinas que utilizam o sistema estão localizadas nos Estados Unidos e China e são usadas por empresas como Alibaba, dona do site AliExpress, e serviços bancários como o NatWest e ING Direct. A pesquisa ainda aponta que companhias de segurança na web, como Panda e eScan,  não atualizaram o servidor e continuam usando a versão 2003.

O suporte ao Windows Server 2003 terminou em 14 de julho e, com isso, a Microsoft parou de enviar patchs e atualizações de segurança para os usuários do serviço. No início do mês, a empresa liberou um vídeo alertando sobre os perigos e recomendando aos usuários do antigo servidor a migrarem para o Windows Server 2012, mais recente versão do sistema.

- Continua após a publicidade -

{via}NetCraft|http://news.netcraft.com/archives/2015/08/12/millions-still-running-the-risk-with-windows-server-2003.html{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.