Máquina de Bill Gates, que transforma fezes em água, aparece funcionando em Dakar, no Senegal

No início do ano, Bill Gates nos apresentou uma máquina na qual ele tem investido que pode mudar a realidade de muitas regiões pobres e de saneamento básico precário no mundo. A Janicki Omni Processor (JOP) é capaz de converter dejetos humanos em água pura e eletricidade. Para provar o potencial da máquina, Gates foi eternizado na imagem acima, onde ele aparece pensativo degustando um copo de água potável obtido por fezes, através da máquina.

Depois de um bom tempo sem novidades sobre a JOP, temos um novo vídeo, onde ela aparece funcionando em Dakar, no Senegal. Na cidade, 1,2 milhão de pessoas não tem acesso a uma rede de esgotos, o que significa que elas usam fossas. Os dejetos nessas fossas muitas vezes são limpos manualmente, uma situação de extremo risco à saúde de quem trabalha com o despejo e também da comunidade, devido à manutenção não apropriada de dejetos tão ricos em patógenos. O uso da JOP em Dakar, então, é uma questão muito mais voltada para a sanitarização do que para o fornecimento de água.

Aproximadamente 1/3 dos dejetos de Dakar já estão sendo tratados pela JOP e uma companhia senegalense está negociando a compra definitiva da máquina. Enquanto isso, os engenheiros da Janicki Bioenergy, empresa por trás da invenção, trabalham em novas versões de sua criação, mais fáceis de se manter e capazes de queimar a maior parte do lixo criado por humanos.

- Continua após a publicidade -

{via}Gates Notes | http://www.gatesnotes.com/Development/Omni-Processor-Update{/via}

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.