Índice do Artigo

Notícias

Máquina de Bill Gates, que transforma fezes em água, aparece funcionando em Dakar, no Senegal

No início do ano, Bill Gates nos apresentou uma máquina na qual ele tem investido que pode mudar a realidade de muitas regiões pobres e de saneamento básico precário no mundo. A Janicki Omni Processor (JOP) é capaz de converter dejetos humanos em água pura e eletricidade. Para provar o potencial da máquina, Gates foi eternizado na imagem acima, onde ele aparece pensativo degustando um copo de água potável obtido por fezes, através da máquina.

YouTube video

Depois de um bom tempo sem novidades sobre a JOP, temos um novo vídeo, onde ela aparece funcionando em Dakar, no Senegal. Na cidade, 1,2 milhão de pessoas não tem acesso a uma rede de esgotos, o que significa que elas usam fossas. Os dejetos nessas fossas muitas vezes são limpos manualmente, uma situação de extremo risco à saúde de quem trabalha com o despejo e também da comunidade, devido à manutenção não apropriada de dejetos tão ricos em patógenos. O uso da JOP em Dakar, então, é uma questão muito mais voltada para a sanitarização do que para o fornecimento de água.

Aproximadamente 1/3 dos dejetos de Dakar já estão sendo tratados pela JOP e uma companhia senegalense está negociando a compra definitiva da máquina. Enquanto isso, os engenheiros da Janicki Bioenergy, empresa por trás da invenção, trabalham em novas versões de sua criação, mais fáceis de se manter e capazes de queimar a maior parte do lixo criado por humanos.

{via}Gates Notes | http://www.gatesnotes.com/Development/Omni-Processor-Update{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções