Entenda os benefícios do DirectX 12 no escalonamento de placas AMD

Quando o DirectX 12 foi lançado, a expectativa era de que ele desse ganhos de performance ao sistema, e as placas da AMD são as que mais se beneficiaram disso. O DirectX 12 é a primeira versão da API DirectX, que possui características específicas e ferramentas técnicas para apoio multi-GPU em jogos. Entenda melhor os benefícios da API nas placas da AMD, e, especialmente, como irá auxiliar na performance do escalonamento de placas.

Desde o DirectX 9, temos o suporte a multi GPUs em jogos, mesmo assim, muitos games para PC chegavam ao mercado com nenhum apoio específico para essa tecnologia. Ainda hoje alguns jogos não apresentam benefícios de desempenho de GPUs extras ou, talvez, possuam desempenho ainda menor do que um único gpu. O programa AMD Gaming Evolved ajuda a resolver estes casos através de parcerias com os principais desenvolvedores, adicionando suporte otimizado a essa tecnologia. Para outras aplicações que não participam do programa AMD Gaming Evolved, a AMD tem engenheiros de software que podem adicionar suporte ao AMD CrossFire através de atualização de driver.

A maioria dos jogos baseados na API DirectX 11 têm usado uma solução alternativa conhecida como renderização de quadros ou frames alternados (AFR). As placas gráficas operam com uma série "dados", onde os resultados do trabalho de renderização são contidos até que sejam exibidos na tela. Com a AFR de mGPU, cada placa gráfica que conclui os quadros disponibiliza as informações "em fila", assim, as GPUs se revezam colocando a imagem na tela. Isso dá um ganho de performance porque mais quadros podem ser disponibilizados por segundo.

Mas com o buffer da solução AFR, quadros em longas filas podem aumentar o tempo de resposta do movimento do mouse com o movimento que está sendo refletido na tela. O AFR no DirectX 11 funciona melhor em múltiplas GPUs que possuem aproximadamente o mesmo desempenho. O DirectX 11 não conseguia fornecer melhor desempenho em configurações assimétricas, ou numa combinação de multi-GPU em que uma GPU fosse mais potente que a outra. Ainda, o GPU multi-threading no DirectX 11 tornava mais difícil utilizar plenamente várias GPUs, pois é difícil segmentar trabalhos gráficos em pedaços menores.

- Continua após a publicidade -
O que muda com o DirectX 12?

O DirectX 12 incorpora, pela primeira vez, suporte multi-GPU diretamente na especificação DirectX com um recurso chamado "explicit multi-adapter". Acessando simultaneamente todos os núcleos de sua GPU de vários núcleos, o DirectX 12 aumenta a quantidade de trabalho que pode ser enviada à placa de vídeo, fazendo isso em menos tempo. Além disso, o DirectX 12 permite que sua GPU execute várias tarefas simultaneamente, o que economiza tempo de renderização, reduz a latência e aumenta a taxa de quadros por segundo.

NO DIRECTX 12, 4GB+4GB=8GB E NÃO MAIS 4GB COMO ACONTECIA EM VERSÕES ANTERIORES DA API QUE NÃO SOMAVA AS MEMÓRIAS DAS PLACAS

Renderização Split-Frame
O modo de renderização split-frame (SFR) pode quebrar cada quadro de um jogo em vários painéis menores, e atribuir uma parte para cada GPU no sistema. Cada processador gráfico (GPU) deve renderizar metade da tela, para depois enviar a imagem completa ao monitor. O uso paralelo de GPUs reduz a latência e melhora a taxa de FPS e seu tempo de resposta.


Asymmetric Multi-GPU
Com a renderização assimétrica no DirectX 12, é atribuído cargas de trabalho de dimensões adequadas para cada GPU em um sistema. Ou seja, num Crossfire, a GPU de maior desempenho e memória pode lidar com as tarefas de processamentos pesados ​​como geometria 3D, aliviando o resto do sistema e entregando uma melhor performance ao usuário. Isso dá capacidade para executar jogos e conjuntos de dados mais "pesados", permitindo que sejam divididos para as múltiplas GPUs. Em resumo, o multithread no DirectX 12 distribui a carga de trabalho entre os núcleos e permite que mais tráfego de um processador chegue à placa de vídeo em menos tempo. O vídeo a seguir expressa como o trabalho de sombreadores assíncronos é executado.

- Continua após a publicidade -

O desempenho da AMD foi significativamente superior ao das placas de vídeo da concorrência com preços comparáveis. As GPUs AMD Radeon, podem produzir com mais rapidez os diversos detalhes visuais na tela.

Confira o que Alfredo Heiss, especialista em hardware da AMD, disse sobre o DirectX 12 e também, os componentes da AMD compatíveis com o DirectX 12.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.