Software permite ativar Stream Processors desativados da GPUs AMD GCN, incluindo a R9 Fury

Nem todo os chips de placas de vídeo saem perfeitos do processo de fabricação. Alguns deles incluem partes defeituosas, mas que não chegam a comprometê-los totalmente. Para ainda assim aproveitá-los para venda, as empresas começaram a desativar os stream processors defeituosos e vender essas GPUs como modelos mais baratos.

A Nvidia faz isso desde a série 6000, com as placas 6800 GT e 6800 GS – a AMD também realiza essa prática há um bom tempo. Mas parece que nem sempre os stream processors desativados em placas da AMD apresentam defeito, como descobriram os usuários do OCN Forums.

Mais do que isso, eles estão totalmente funcionais, ao menos de acordo com os usuários. Segundo eles, é possível reativar os stream processors (aqui chamados de compute units, ou CU, no caso) de algumas uma das GPUs mais recentes com a arquitetura GCN. Isso inclui os chips Hawaii Pro, Fury Pro e Tonga Pro, entre outros. Isso inclui placas como a R9 Fury (não confundir com a Fury X), R9 390 e R9 285.

Só que isso depende do método que a AMD escolheu para desativar as compute units. Se ela utilizou cortes com laser, não dá para reativá-las. Se foi através de firmware, o processo é bem simples até. Uma ferramenta desenvolvida pelo usuário tx 12, do fórum, permite acessar as informações das unidades desativadas.

Ela também permite alterar esses dados, caso a empresa não tenha utilizado os cortes a laser. Aí, o usuário pode realizar um flash na BIOS e alterar os dados para reativar as unidades, utilizando alguma outra ferramenta.

Vale lembrar que não recomendamos que você faça isso em casa. Se você fizer, está por sua conta e risco. Além de perder a garantia da sua placa de vídeo, você ainda correrá o risco de vê-la funcionando de maneira defeituosa. Afinal, essa compute unit desativada poderia ter apresentado defeito na fabricação.

- Continua após a publicidade -

Confira imagens de uma Fury bloqueada e depois totalmente desbloqueda abaixo:

{via}TechPowerUp|http://www.techpowerup.com/215001/some-amd-gcn-gpu-disabled-stream-processors-unlockable-via-software.html|WCCFTech|http://wccftech.com/amd-r9-fury-unlocked-to-fury-x-new-cuinfo-tool/{/via}

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.