Apple quer tirar operadoras do iPhone e planeja serviço de telefonia próprio

A Apple estaria trabalhando em seu próprio serviço de telefonia para que seus usuários não precisem mais pagar por operadoras para fazer ligações e ter acesso ao pacote de dados. A notícia foi divulgada pelo site Business Insider, que diz ter recebido a informação de fontes internas da empresa. Inicialmente, a rede de telefonia da empresa seria testada nos Estados Unidos e, depois, na Europa. Porém, de acordo com a publicação, um lançamento em larga escala não deve acontecer em menos de cinco anos.

O serviço seria do tipo MVNO (Operador Móvel de Rede Virtual, traduzindo) e, embora fosse gerenciado pela Apple, não seria tão autônomo assim. Afinal, uma das características do MVNO é utilizar a rede de outras operadoras para funcionar, implicando em custos menores de aquisição e operação.

Mas como ele funcionaria? Simples. Ao invés de pagar para uma operadora (TIM, Claro, Oi...), o usuário pagaria diretamente para a Apple pelo pacote de dados, chamadas e mensagens de texto. O diferencial estaria na qualidade do serviço. Teoricamente, o chip SIM da Apple com este serviço teria a capacidade de trocar entre as redes de operadoras para captar o melhor sinal disponível, o que estivesse com maior transferência de dados ou funcionando em determinado local, onde a operadora X ou Y não tem cobertura.

A ideia do chip SIM já foi anunciada pela Apple no ano passado. A companhia revelou que estava desenvolvendo um chip capaz de trocar de operadora, mas que pra isso precisaria do apoio das empresas de telefonia. Na época, ela não mencionou a intenção de se tornar dona da sua própria rede de telefonia, mas esse já seria um indício do que podemos ver daqui a alguns anos.

{via}Business Insider|http://www.businessinsider.com/apple-in-talks-to-launch-an-mvno-in-the-us-and-europe-2015-8{/via} 

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.