Pesquisadores do Arizona conseguem fazer o primeiro laser branco do mundo

Pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona podem ter criado o primeiro feixe de laser branco do mundo, de acordo com um novo estudo publicado na revista Nature. Ainda é preciso muito trabalho para aperfeiçoar esta tecnologia, mas lasers brancos poderiam servir como uma fonte de luz alternativa, tanto nas casas das pessoas como nas telas de seus aparelhos eletrônicos. Lasers são mais eficientes do que os LEDs, e os pesquisadores da Universidade afirmam que o laser branco pode cobrir 70 %  mais cores do que padrão das telas atuais.

Também foi sugerido que os lasers brancos pudessem ser usados em Li-Fi, uma tecnologia em desenvolvimento que utiliza várias cores da luz, e fornece, em alta velocidade, acesso à internet sem fio. Atualmente, os LEDs estão sendo usados para desenvolver a tecnologia Li-Fi (10 vezes mais rápida que Wi-Fi). Segundo os universitários, o Li-Fi usando lasers brancos poderia ser de 10 a 100 vezes mais rápido do que com a tecnologia de LED.

Lâmpada funciona sem bateria ou energia, utilizando apenas a gravidade

Nos últimos 50 anos, os lasers têm sido capazes de emitir comprimentos de onda com exceção de branco. Para criar o branco, os pesquisadores fizeram três lasers semicondutores e os alinharam em paralelo. Cada semicondutor emite uma das três cores primárias e foram combinados em conjunto para formar o branco.

Os pesquisadores ainda tiveram que bombear elétrons nos semicondutores com um laser adicional, o que significa que a tecnologia não irá aparecer tão cedo em nossos dispositivos, mas, pelo menos, supercomputadores a laser compactos poderão se tornar realidade em 2020.

- Continua após a publicidade -

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2015/7/31/9082443/engineers-create-worlds-first-white-laser-beam{/via}

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.