Desenvolvedor da AMD ataca GameWorks da Nvidia: "não é saudável para os jogos no PC"

A revista PCR teve a oportunidade recentemente de entrevistar Richard Huddy, um dos desenvolvedores da AMD. A íntegra da entrevista ainda não foi publicada, mas o site já está divulgando que Huddy não usou "meias-palavras" na hora de criticar o programa GameWorks, da Nvidia.

O desenvolvedor disse que a iniciativa não é sáudavel para os games, e que prejudica até mesmo  o desempenho das GPUs da Nvidia. Quando questionado sobre especulações de que jogos do programa GameWorks, como Project Cars, rodam pior em computadores com hardware AMD, ele respondeu:

"Se fosse só isso, as pessoas poderiam dizer: 'Eu vou tomar a minha escolha e desligar isso se eu estiver com AMD e ligar se eu tiver uma placa da Nvidia. Mas é mais negativo que isso – e eu vou apontar dois fatos aqui. Número um: o GameWorks tipicamente atrapalha o desempenho do hardware Nvidia também, o que é um pouco trágico na realidade. Realmente parece que a ideia do programa é reduzir o desempenho, mesmo em placas high-end, para que as pessoas tenham que comprar novas".

- Richard Huddy, desenvolvedor da AMD

- Continua após a publicidade -

Ele continua e explica as maneiras como isso seria feito. "Se você olhar para Crysis 2, por exemplo, você verá que eles aplicam tesselation em água que não está visível, obrigando a GPU a renderizar milhões de triângulos a cada frame. Eles também o aplicam em blocos de concreto, que são objetos essencialmente retangulares. Isso o obriga a renderizar milhões de triângulos inúteis por frame".

"Então eu penso que é algo que não é saudável para o PC gaming. Eu gostaria que eles voltassem a usar que maneira que todos utilizam para desenvolver seus SDKs – entregue um código-fonte e deixe os desenvolvedores trabalharem da maneira que eles acham melhor, e deixe-nos levar a indústria para a frente como um todo".

O GameWorks permite que os desenvolvedores de games usem uma biblioteca de ferramentas gráficas, como o Hairworks e HBAO+, além de ter o suporte de uma equipe de engenheiros da Nvidia. Porém, o GameWorks tem gerado bastante polêmica recentemente, com a AMD rotulando o programa como prejudicial ao desempenho de suas GPUs, numa declaração de seu relações públicas, no ano passado.

{via}Revista PCR|http://www.pcr-online.biz/news/read/amd-slams-tragic-nvidia-gameworks-it-even-typically-damages-the-performance-on-nvidia-hardware/036660{/via}

- Continua após a publicidade -

Tags
amd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.