Índice do Artigo

Internet

Mozilla abre fogo contra Windows 10 por dificultar troca de navegador padrão

Mais de 14 milhões de pessoas já atualizaram seus computadores para o Windows 10, que trouxe algumas mudanças que não alegraram algumas empresas de tecnologia. Quando instalado, o sistema operacional altera as escolhas do usuário e torna os serviços da Microsoft como padrão e, segundo o CEO da Mozilla, a empresa estaria dificultando a vida dos concorrentes.

Quando o Windows é atualizado para a nova versão de forma expressa, o Microsoft Edge se torna o navegador padrão do sistema e, segundo uma carta aberta do presidente da Mozzila, Chris Beard, a Microsoft está dificultando a maneira de tornar o Firefox o navegador padrão do sistema.

Beard diz que o Windows 10 está impedindo o instalador do Firefox de mostrar a opção de tornar o navegador padrão no final do processo de instalação. Isto também acontece com o Google Chrome, maior rival do navegador da Mozilla. Abaixo, você pode ler um trecho da carta aberta de Chris Beard:

“Agora são necessários mais de dois cliques, rolagens de tela e sofisticações para as pessoas voltarem aos padrões que utilizavam nas versões anteriores do Windows. É confuso, difícil de navegar e fácil de se perder”.

 Em resposta ao CEO da Mozilla, a Microsoft lançou um comunicado dizendo que as pessoas podem escolher se pretendem deixar os novos programas do sistema como padrão durante a atualização para o Windows 10. Ou seja, este é mais um caso gerado pela instalação expressa do sistema, onde o usuário deixa tudo por conta da Microsoft.

“Nós fizemos o Windows 10 para oferecer uma expêriencia simples de upgrade para os usuários. Durante a atualização, os consumidores podem escolher se querem deixar tudo em nossos padrões, incluindo o navegador. Após o upgrade, eles podem facilmente escolher o navegador de sua preferência.”

Vale lembrar que a opção de tornar o Firefox o navegador padrão não está aparecendo apenas no final da instalação do programa, mas o usuário pode fazer isso quando o navegador é aberto pela primeira vez, o que pode ser feito com apenas dois cliques. Também é possível trocar o navegador padrão indo até “configurações – sistema – aplicativos padrão”.

Levando em consideração que boa parte da equipe de desenvolvedores do Edge fazia parte do Internet Explorer, o CEO da Mozilla podia ter enviado um bolinho junto com a carta, para manter o “fair play” (e a zoeira) entre as equipes.

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/07/31/mozilla-windows-10/{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções