[+update] Windows 10 compartilha senha do Wi-fi com contatos de Outlook, Skype e Facebook

[+UPDATE]: A Microsoft esclareceu hoje possíveis dúvidas de usuários do Windows 10 quanto à segurança do compartilhamento de senhas de wi-fi pelo sistema operacional. Segundo a empresa, a função Wi-fi Sense é segura, não expõe senhas e nem dados particulares dos usuários. Segue, abaixo, o comunicado oficial.

O sensor de Wi-fi oferece escolhas e benefícios aos usuários. Ele não revela senhas, não permite que amigos compartilhem seu Wi-fi com outros amigos nem coloca informações pessoais do usuário em risco.

[+ORIGINAL]: O Windows 10 começou a ser liberado ontem e trouxe novos recursos de tecnologia, interação e conectividade, mas uma ferramenta do sistema passa dos limites neste último quesito. Chamada de Wi-Fi Sense, a tecnologia da Microsoft pega a senha de redes Wi-Fi salvas no computador e compartilha com os contatos do Outlook, Skype e Facebook que também possuem o serviço.

A melhor parte: o Wi-fi Sense já vem ligado como padrão do Windows 10, ou seja, talvez você esteja compartilhando a sua rede com seus vizinhos que possuem Windows 10 agora mesmo e nem saiba disso.

O Wi-Fi Sense começou a ser utilizado no Windows 8.1 e foi introduzido no Windows 10 ainda no preview do sistema, onde já vinha ligado e compartilhando informações como padrão. O objetivo da Microsoft com a tecnologia é aumentar a conexão de rede dos seus usuários, já que os dispositivos com Windows 10 se conectariam  automaticamente nas redes Wi-Fi reconhecidas pelo Wi-Fi Sense.

Apesar das intenções da Microsoft serem as melhores possíveis, o Wi-Fi Sense oferece alguns riscos a segurança do dispositivo e do usuário. O computador pode se conectar automaticamente a redes com pouca segurança, o que pode acarretar em invasões e roubo de informações pessoais.

Caso você não queira compartilhar sua rede, o Wi-Fi Sense pode ser desabilitado de uma forma bem simples. No Windows 10, vá em Configurações > Wi-Fi > Wi-Fi Sense > Desativar. 

{via}Gizmodo|http://reviews.gizmodo.com/why-the-hell-is-windows-10-sharing-my-wi-fi-passwords-1719900675{/via} 

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você investiria mais do que o preço padrão por uma edição especial de uma placa de vídeo? Quanto?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.