Maior foto do mundo tem 26 gigapixels

Uma foto panorâmica da cidade de Dresden, na Alemanha, conquistou o título de fotografia com a maior resolução do mundo.

São espantosos 26 gigapixels, ou 297.500 x 87.500 pixels, resultado de 1665 capturas com uma Canon SD mark II de 21 megapixels com lentes de 400mm. Para facilitar um pouco o processo, que não deve ter sido nada simples, foi utilizado um robô para que os ângulos da captura fossem corretos.


Apesar da dimensão da empreitada, até que o trabalho não foi muito demorado, "apenas" 172 minutos. Difícil mesmo foi armazenar e converter os dados: foram 102GB gerenciados por um computador com 48GB de memória e 16 processadores, além do disco rígido de 4,5TB, em um processo que durou 94 horas.

- Continua após a publicidade -


Toda a parafernalha montada para dar conta de tudo isso pesou cerca de 8kg. Falando em bits, a foto completa "pesa" 61GB e, caso fosse impressa em qualidade fotogrÁfica, a imagem chegaria a atingir os 105 x 35 metros.

Quem quiser conferir o resultado, pode passear pela foto através do site oficial. É possível aproximar a imagem em vÁrios detalhes, observar uma grande Área no cenÁrio, e ainda usar e abusar do zoom. Quanto ao carregamento da pÁgina, não hÁ o que se preocupar. Apesar da resolução gigantesca, não é tão demorado quanto se espera.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.