Veja como remover a pasta Windows.old após a atualização para o Windows 10

Sempre que um novo Windows é instalado, todas as informações da versão anterior do sistema operacional são jogadas dentro da pasta chamada Windows.old. Talvez você não soubesse da existência dela, mas se você já trocou de Windows ela está presente no seu disco rígido e pode estar tomando um espaço enorme.

A pasta Windows.old guarda a versão anterior do sistema, (Windows 7 ou 8, se você acabou de instalar o Windows 10) e todos os aplicativos e programas que estavam instalados. A pasta serve para fazer um backup para o antigo sistema, ou seja, se você não gostou do Windows 10 e quer voltar para o Windows 7 e 8, a pasta Windows.old é essencial no processo de restauração.

O Windows 10 já está disponível para download e, para você que está satisfeito com o sistema, fizemos um pequeno tutorial de como excluir essa pasta chata onde a versão antiga do sistema fica guardada.

O procedimento para deletar a pasta Windows.old também pode ser usado no Windows 7, 8 e 8.1 e pode ser feito por meio da ferramenta de Limpeza de Disco

Para abrir a Limpeza de Disco, clique no botão "Iniciar" e procure na barra de pesquisa pelo nome da ferramenta.

- Continua após a publicidade -

 Quando a ferramenta abrir, selecione o disco onde o sistema operacional foi instalado, normalmente é o disco local (C:).

A caixa de diálogo Limpeza de Disco irá abrir. Clique em  Limpar arquivos do Sistema. Caso seja solicitado novamente, selecione o disco em que o sistema operacional está instalado.

- Continua após a publicidade -

Na próxima janela que abrir, selecione a opção Instalações anteriores do Windows, assim, todas as versões antigas do sistema que estão na pasta Windows.old serão removidas permanentemente.

 Após a seleção, um aviso alertando que a exclusão da pasta é permanente irá aparecer. Caso você esteja ciente disso e não pretende retornar para a versão anterior do Windows, clique em "sim" e exclua permanentemente o seu antigo sistema operacional e os arquivos contidos nele.

Mesmo com a exclusão da versão anterior do Windows, a pasta Windows.old pode continuar no seu disco rígido, mas com um tamanho bem menor. Na teoria, a mesma é mantida devido ainda utilizar algum arquivo da versão anterior do Windows.

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.