Positivo está sendo investigada sob a acusação de formação de cartel no mercado de informática

O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) está investigando a Positivo sob a suspeita de formação de cartel no mercado de informática brasileiro. A empresa é a maior fabricante e distribuidora de computadores do país, e teria usado de sua influência para controlar negociações em concorrências públicas e privadas envolvendo suas revendedoras.

O órgão abriu processo administrativo na quinta-feira, onde estão sendo investigadas 9 empresas e 18 pessoas físicas, entre elas, dois funcionários da Positivo.

Esse tipo de conluio, do qual a companhia é suspeita, é conhecido como "hub and spoke". O "hub", no caso, seria a Positivo, que age como uma receptora e distribuidora de informações entre suas revendedoras. Informações que deveriam ser sigilosas durante uma concorrência seriam passadas pela empresa, que as distribuiria para os demais integrantes, facilitando para seus escolhidos fazerem a melhor oferta. Há evidências ainda de que a Positivo simplesmente vedava a participação de seus parceiros se ela própria tivesse interesse em entrar na concorrência. Tudo sob ameaça de suspender o fornecimento dos seus produtos para quem descumprisse o suposto acordo.

A Positivo informou à Folha que tem conhecimento da investigação do CADE e vai "se manifestar oportunamente no processo em questão". 

{via}Folha de S.Paulo | http://app.folha.uol.com.br/#noticia/576293{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.