Google quer combater "trolls" distribuindo patentes gratuitas para startups

A (Good Guy) Google parece ter descoberto um jeito interessante de ajudar pequenas empresas ao mesmo tempo em que combate as "trolls de patente", aquelas empresas que não produzem nada, apenas acumulam o máximo de propriedade intelectual que conseguirem, esperando alguém que realmente faça alguma coisa para poderem processar e conseguir um dinheiro com acordos.

O sistema é simples. A gigante da tecnologia vai escolher 50 startups (ou desenvolvedores) e, para cada uma, vai disponibilizar de 3 a 5 das suas milhares de patentes. A pequena empresa vai poder então escolher duas delas para chamar de suas. Em troca da "bondade", tudo que a Google pede é que as startups participantes do programa se juntem à rede de licenças do Vale do Silício e está aqui a grande jogada contra os "trolls". Essa rede de licenças (LOT Network) requer que seus participantes concedam o direito de todos os outros membros usarem uma patente, caso essa patente esteja prestes a ser vendida para alguém d fora do grupo. Ou seja, se a propriedade intelectual cair na mão de um "troll de patente", ele não vai poder processar os membros da LOT Network porque eles já terão o direito de usá-la. Assim, quanto maior o grupo, mais forte ele fica, e trazer empresas para dentro é vantajoso tanto para as startups que estão ganhando patentes, como para a Google que consegue fortalecer suas defesas no âmbito jurídico.

O programa da Google chama-se Patent Starter Program e vai escolher startups que preencham certos requerimentos, como uma renda de US$ 500.000 a US$ 20 milhões no ano de 2014. Para uma gigante como a Google notar uma empresa pequena, ela não pode ser tão "pequena" assim...

{via}The Verge | http://www.theverge.com/2015/7/23/9021191/google-patent-starter-program-free-patents-fights-trolls{/via} 

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.