Índice do Artigo

Google

Google quer combater "trolls" distribuindo patentes gratuitas para startups

A (Good Guy) Google parece ter descoberto um jeito interessante de ajudar pequenas empresas ao mesmo tempo em que combate as “trolls de patente“, aquelas empresas que não produzem nada, apenas acumulam o máximo de propriedade intelectual que conseguirem, esperando alguém que realmente faça alguma coisa para poderem processar e conseguir um dinheiro com acordos.

O sistema é simples. A gigante da tecnologia vai escolher 50 startups (ou desenvolvedores) e, para cada uma, vai disponibilizar de 3 a 5 das suas milhares de patentes. A pequena empresa vai poder então escolher duas delas para chamar de suas. Em troca da “bondade”, tudo que a Google pede é que as startups participantes do programa se juntem à rede de licenças do Vale do Silício e está aqui a grande jogada contra os “trolls”. Essa rede de licenças (LOT Network) requer que seus participantes concedam o direito de todos os outros membros usarem uma patente, caso essa patente esteja prestes a ser vendida para alguém d fora do grupo. Ou seja, se a propriedade intelectual cair na mão de um “troll de patente”, ele não vai poder processar os membros da LOT Network porque eles já terão o direito de usá-la. Assim, quanto maior o grupo, mais forte ele fica, e trazer empresas para dentro é vantajoso tanto para as startups que estão ganhando patentes, como para a Google que consegue fortalecer suas defesas no âmbito jurídico.

O programa da Google chama-se Patent Starter Program e vai escolher startups que preencham certos requerimentos, como uma renda de US$ 500.000 a US$ 20 milhões no ano de 2014. Para uma gigante como a Google notar uma empresa pequena, ela não pode ser tão “pequena” assim…

{via}The Verge | http://www.theverge.com/2015/7/23/9021191/google-patent-starter-program-free-patents-fights-trolls{/via} 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções