"Drone atirador" divulgado no Youtube vai ser investigado por autoridades dos EUA

No dia 10 de julho, um vídeo intitulado “arma voadora” (flying gun, em inglês) foi postado no Youtube. Esse vídeo de 14 segundos mostra um drone com uma arma acoplada disparando quatro tiros. Depois de viralizar na internet e ser visto mais de 2 milhões de vezes, o conteúdo caiu nas mãos da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos que abriu uma investigação para apurar se alguma regulamentação foi violada.

O “drone atirador” foi criado por Austin Haughwout, de 18 anos. Ele é estudante de engenharia mecânica em Clinton, Connecticut. A FAA vai trabalhar em conjunto com outras autoridades para verificar se houve, ainda, alguma violação de estatutos criminais. De acordo com um noticiário local, a polícia não esconde a preocupação com o ocorrido, mas diz que não há nenhuma lei que proíba o que o universitário fez.

Procurado pela Agência France Press, o pai do garoto, Bret Haughwout, disse que o dispositivo não passa de um brinquedo.

A notícia reacende o debate sobre o uso de drones e a sua regulamentação, que vinha avançando nos últimos meses. Além da Amazon receber a autorização para testar os seus drones em abril, na última sexta-feira uma empresa fez a primeira entrega legal com um drone nos Estados Unidos, enviando 4,5kg de medicamentos para uma clínica médica em uma região rural do estado da Virginia.

Aqui no Brasil, dos mais de 50 mil drones existentes, de acordo com o Estado de S. Paulo, apenas 7 estão regularizados pela ANAC. O baixo número é consequência da burocracia e do valor cobrado. Para colocar as aeronaves dentro da lei, é necessário ter um certificado de responsabilidade técnica, emitido por um engenheiro especializado, que custa em torno de R$15 mil. Sem falar que o operador de drone precisa de uma habilitação específica.

- Continua após a publicidade -

A ANAC disse que a portaria de regulamentação já está na fase final de ajustes e será publicada em breve. 

{via}Yahoo|http://news.yahoo.com/gun-firing-drone-built-us-teen-under-investigation-143302384.html|Gizmodo|http://gizmodo.com/the-feds-are-investigating-a-teen-who-weaponized-a-quad-1719265092{/via} 

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.