Vulnerabilidade no Uconnect permite hackers controlarem carros da Fiat, Jeep e Chrysler

Dois hackers anunciaram que vão divulgar nas próximas semanas uma vulnerabilidade que encontraram no sistema conectado da Fiat Chrysler, o Uconnect, que aparece em veículos levando a marca Jeep, Dodge e Ram também. São aproximadamente 471.000 carros afetados que podem ser remotamente controlados pelos invasores, inclusive em partes críticas, como os freios, o volante e a transmissão.

Os hackers/pesquisadores em questão são Charlie Miller e Chris Valasek, que demonstraram para Andy Greenberg, jornalista da Wired, como se dá a vulnerabilidade em tempo real, enquanto ele dirigia numa via expressa A dupla começou controlando o ar condicionado do Jeep Cherokee que ele estava conduzindo, passando então a mexer no rádio e nos limpadores do pára-brisa. Tudo remotamente. Numa estrada vazia eles assumiram controle dos freios e desligaram o acelerador, sendo capazes de parar o carro e até tirá-lo da pista.

A Fiat Chrysler já preparou um conserto para o problema, mas não está mostrando muita preocupação em divulgar a importância dele. É possível baixar o patch do Uconnect neste link, para então instalá-lo no sistema via pendrive ou na revendedora autorizada. A companhia, entretanto, não se mostrou muito agradecida com a descoberta dos hackers e, na verdade, prefere que ela continue fora dos holofotes:

- Continua após a publicidade -

"Sob nenhuma circunstância a Fiat Chrysler aceita ou acredita que seja apropriado divulgar 'informações de como fazer' que poderiam encorajar ou ajudar hackers a ganharem acesso não autorizado e ilegal aos sistemas do veículo."

{via}Gizmodo | http://gizmodo.com/hackers-have-the-power-to-remotely-hijack-half-a-millio-1719233440{/via}

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.