Veja dicas de como fazer um overclock extremo com profissionais convidados pela HyperX

Fazer overclock extremo é algo difícil e para poucos, o que explica o motivo dos principais overclockers do país e do mundo ganharem tanto destaque. Conforme os clocks vão subindo, as temperaturas vão junto, e o sistema corre o risco de ficar instável. Por isso, a HyperX reuniu dois dos maiores especialistas no assunto em toda a América Latina para dar algumas dicas de como fazer overclock extremo.

Um deles é o brasileiro Iuri "Gnidaol" Santos, analista de tecnologia da HyperX que já bateu alguns recordes mundiais na sua carreira de overclocker e Ignacio Martin Arroyo, overclocker argentino patrocinado pela HyperX, que é considerado um dos principais especialistas da modalidade do mundo.

Primeiramente, é necessário ter um computador completo, com processador, memória RAM, unidade de armazenamento (SSD ou HD), fonte, placa de vídeo... Enfim, tudo com o que já estamos acostumados. O ideal é usar componentes de alto desempenho, como os SSDs HyperX Savage e as memórias HyperX Predator.

SSDs da linha HyperX Savage trazem design arrojado e o melhor desempenho com SATA 3 

O vai mudar em relação a um PC tradicional, explica Ignacio Arroyo, é o sistema de refrigeração líquida – ou nitrogênio líquido, dependendo dos componentes utilizados. Caso a escolha seja pelo nitrogênio líquido, é necessário retirar os coolers e dissipadores que acompanham a CPU ou a GPU, dependendo de qual componente será alvo do overclock. Se for utilizar nitrogênio líquido, eles serão substituídos por um POT.

- Continua após a publicidade -

Logicamente, não recomendamos que você utilize nitrogênio líquido e não tiver experiência com isso – e, se você resolver fazer isso, é por sua conta e risco. Nesse caso, uma boa dica é só transportar o produto em containers dentro das especificações regulamentadas. Além disso, na hora de fazer o overclock, vista proteção adequada para sua pele, em especial para as mãos e o rosto. Trabalhe em áreas ventiladas e sempre tenha alguém junto para auxiliar.

Depois de instalar o POT, é necessário isolar os outros componentes do computador, para impedir que ocorram curto-curcuitos, que poderiam danificá-los ou queimá-los. Para isso, dá para utilizar vaselina ou uma borracha especial do tipo miolo de pão. Porém, o método que talvez seja o mais popular é o da plastificação. Ele consiste em colocar uma ou mais capas protetoras em todo o circuito interno do computador. Aí vem a parte divertida: é hora de começar a subir progressivamente a frequência e a tensão, para manter o componente que está passando pelo overclock dentro de uma faixa segura de temperatura.

Em abril, a HyperX promoveu o HyperX Overclock Workshop (HOCW), que reuniu uma série de especialistas com renome internacional, assim como oito overclockers convidados. Juntos, eles registraram 12 novos recordes. Entre eles, foram 3 recordes mundiais, todos alcançados por Iuri "Gnidaol" Santos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.