União Europeia investiga Qualcomm por concorrência desleal no preço de seus chips

A União Europeia abriu duas investigações contra a Qualcomm, com o objetivo de averiguar suspeitas de que a empresa estadunidense teria abusado do seu poder de mercado. A primeira delas vai avaliar se a companhia ofereceu incentivos financeiros para seus clientes, com a condição de que eles comprassem exclusivamente chips de interface de rádio (como WiFi e internet 4G) fabricados por ela.

Já a segunda vai examinar se a Qualcomm executou a prática de preços predatórios na venda de seus chips de internet 3G. Isso ocorre quando uma empresa cobra menos por um produto do que custou produzi-lo, com o intuito de forçar a saída de seus competidores do mercado.

"Nós estamos abrindo essas investigações porque queremos ter certeza que os fornecedores de alta tecnologia possam competir baseados nos méritos de seus produtos", disse Margrethe Vestager, a comissária de competição da União Europeia.

"Muitos consumidores usam dispositivos eletrônicos, como um smartphone ou um tablet, e nós queremos garantir que eles recebam um produto que valha o valor pago por ele", completou a comissária.

A Qualcomm não é a primeira empresa dos EUA a ser investigada pela União Europeia. Os europeus também estão investigando possível abuso de poder de mercado da Google e da Amazon, assim como possível irregularidades fiscais de Amazon, Apple e Starbucks.

- Continua após a publicidade -

Em resposta ao anúncio da investigação, a Qualcomm divulgou um comunicado, onde diz estar desapontada com a decisão. "Nós cooperamos e continuamos cooperando com a Comissão [Europeia de Competição], e continuamos a acreditar que não existe motivo para qualquer preocupação", diz o comunicado.

{via}Wall Street Journal|http://www.wsj.com/articles/eu-launches-antitrust-investigations-into-qualcomm-1437031157|Reuters|http://www.reuters.com/article/2015/07/16/us-eu-antitrust-qualcomm-idUSKCN0PQ0JD20150716{/via} 

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.