IBM produz o primeiro chip de 7nm que está duas gerações à frente da atual

Enquanto a Samsung e a TSMC estão na corrida dos chips de 10nm, a IBM anunciou hoje o primeiro processador do mundo de 7nm. O chip traz um número maior de transistores em um tamanho reduzido, promete mais desempenho e pode ser utilizado em laptops ou smartphones. A maioria das CPUs de hoje utiliza o processador de 14nm, o dobro de tamanho do que a IBM acabou de criar.

A Intel já havia previsto os processos de produção de 7nm, e ainda falou que a Lei Moore, que diz que os chips iriam dobrar o número de transistores todo ano sem aumentar custos, continuaria valendo por muito tempo. Segundo a IBM, a criação é fruto de um investimento anual de US$3 bilhões em projetos de pesquisas durante cinco anos.

Gráfico da previsão de Moore 

A IBM concordou em vender seu negócio de fabricação de chips para a Global Foundries no ano passado (o acordo foi finalmente aprovado nesta semana) e ainda disse que seu negócio de sistemas continuará usando os semicondutores mais avançados baseados em inovações de pesquisa.

{via}Cnet|http://www.cnet.com/news/ibm-and-allies-advance-chip-technology-two-generations-into-the-future/#ftag=CAD590a51e{/via}

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.