Robô liga 153 vezes para consumidor e Time Warner é multada em US$229 mil

A Time Warner Cable, uma das maiores operadoras de telecomunicação dos Estados Unidos, foi multada em US$229 mil depois de ligar 153 vezes para uma cliente em menos de um ano. A consumidora em questão é a norte-americana Araceli King, de Irving, Texas.

Em um relato, a cliente disse que atendeu uma das dezenas de ligações e descobriu que a empresa não estava procurando por ela. Araceli King teve uma discussão de sete minutos com o atendente da TWC, explicando que não era Luiz Perez (o destinatário das ligações), mas, mesmo assim, continuou recebendo chamadas automáticas da empresa de telecomunicação.

Se isso não fosse o suficiente para ser considerada a empresa mais chata do mundo, a TWC continuou ligando para a moça, mesmo sabendo que o número estava errado. A moradora do Texas entrou com um processo contra a companhia em março, e mesmo depois disso, ainda recebeu 74 ligações da TWC.

"As empresas estão usando robôs para discar os números. Eles são bons na eficiência, mas há um custo quando eles incomodam a vida das pessoas. Este não é um caso isolado"

Sergei Lemberg, advogado de Araceli King

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Um julgamento para o caso foi marcado para o dia 27 de julho.

Um caso parecido com o da norte-americana e a TWC aconteceu aqui no Brasil, no final do ano passado. O advogado Augusto de Paula Barbosa recebeu, durante dois meses, mensagens e ligações de publicidade da Claro, operadora de telefonia brasileira. O advogado contou que em determinados dias, em um período de 1 hora a empresa ligava em intervalos de 1 minuto e caso uma das chamadas fosse atendida, o intervalo entre as ligações diminuia para 6 segundos.

Infelizmente, estes não são casos isolados e a legislação contra o abuso das empresas de telecomunicação ainda não funciona como deveria. No caso de Araceli King, os advogados da TWC estão alegando que a empresa é inocente, pois o as ligações chatas (e erradas) não violam o "Telephone Consumer Protection Act", lei norte-americana que serve para proteger os consumidores dos abusos causados por ligações automáticas excessivas.

 {via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/07/09/twc-robo-calls-customer-153-times-now-owes-her-229-500/?utm_source=Feed_Classic_Full&utm_medium=feed&utm_campaign=Engadget&?ncid=rss_full{/via}

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  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

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