Samsung e TSMC chegam aos chips de 10nm com consumo de energia 40% menor

Os chips de 14nm já ofereciam alta performance e eficiência energética, mas a competição em avanços tecnológicos não parou até a Samsung e a TSMC chegarem ao tamanho de 10nm, prometendo reduzir o consumo de energia em até 40% em relação à arquitetura anterior.

A TSMC vai começar a produção de testes dos seus chips ainda neste ano. Já a fabricação em massa começa no início de 2016 para as grandes empresas que quiserem comprar seu projeto, como Apple e Qualcomm. Entretanto, a Samsung está, aparentemente, "roubando" esses dois clientes principais da TSMC, podendo fabricar o Snapdragon 820 (depois do fiasco do Snapdragon 810) e ainda a produzir o chip A9 para a próxima versão do iPhone.

Por enquanto, a Samsung pretende aumentar a capacidade dos seus chips de 14nm, e começar a linha do 10nm apenas no final de 2016. Os processadores de 10 nanômetros prometem atuar com velocidade 20% superior e consumir 40% menos energia.

A AMD aderiu recentemente à tecnologia FinFET, mas ainda não anunciou o tamanho de seus próximos chips. 

{via}Phone Arena|http://www.phonearena.com/news/Samsung-racing-with-TSMC-to-get-10nm-chips-out-first-40-less-power-draw-promised_id71343{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.