ASUS GTX 960 Turbo traz nova tecnologia exclusiva de dissipação

A "armadura branca", como chamam os entusiastas da ASUS, não é mais exclusiva dos produtos topo de linha: agora os consumidores que desejam uma placa com design diferenciado e o projeto de resfriamento avançado tem também à disposição a ASUS GTX 960 Turbo.

Para quem quer uma HTPC de alta potência na sala de estar ou criar um computador compacto, esse é o ideal, em cores preto com vermelho ou preto e branco. Inspirado em armaduras e besouros, o design da placa tem uma estrutura curvada, associada à proteção e força. Como sucessora da GTX 760, a GTX 960 Turbo traz em sua arquitetura o super eficiente processador Maxwell, com a nova GPU GM206, sendo uma das primeiras a trazer o suporte via hardware ao codec HEVC, como presente na GTX 970 e GTX 980. O chip gráfico possui 1024 núcleos CUDA, 16 multiprocessadores streaming, 32 unidades ROP e 64 unidades de textura.

- Continua após a publicidade -

A placa chega com overclock de fábrica, operando em 1.190 MHz (5% a mais do que o modelo referência) e pode chegar a 1.253MHz de boost clock, a placa tem  2GB GDDR5 trabalhando a 7GHz, que combinada com tecnologias do chip Maxwell da Nvidia proporciona maior eficiência no uso da memória de banda. A placa de vídeo tem o formato dual-slot e conta com uma porta DVI dual-link, uma HDMI 2.0 e mais uma porta de DisplayPort 1.2.

O grande diferencial da placa é o seu design que tem uma área de dissipação 10% maior. O fan responsável pelo resfriamento mede 75mm, em design parecido com o presente na Titan X (mas que possui apenas 65mm). Feito especificamente para SLI, as GPUs agora tem melhor espaço entre elas para circulação de ar devido ao seu sistema exclusivo de abertura dupla. O cooler ainda possui uma liga MOS que traz uma margem 30% maior de tensão, o que auxilia em overclocks mais extremos. Capacitores de alta qualidade oferecem até duas vezes mais longevidade e garantem muito mais estabilidade ao sistema se comparado à capacitores tradicionais, mesmo em condições de uso intenso. Posicionados logo atrás da GPU, estão os SAP CAPs especializados em garantir uma alimentação de energia ao chip gráfico mais eficiente e maximizar o potecial de overclock.

- Continua após a publicidade -

A ASUS GTX 960 Turbo usa um único conector de alimentação de seis pinos, o que torna a organização de cabos mais prática, e possui um indicador de LED para sinalizar se o cabo de alimentação está conectado corretamente. A GPU também inclui uma versão customizada da ferramenta de streaming XSplit Gamecaster e um ano e licença gratuita do XSplit Premium, que grava e compartilha com amigos suas ações pela internet em tempo real.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.