Índice do Artigo

Hardware

Tutorial: como trocar o perfil XMP de sua memória RAM

Nem todo mundo sabe disso, mas quando você compra um novo kit de memórias RAM é preciso fazer uma rápida alteração para que elas rodem na máxima frequência. Afinal, assim que são instalados, os módulos rodam numa frequência padrão, que geralmente é 1333 ou 1666 MHz para DDR3 e 2133 MHz para DDR4.

Porém, se você comprou módulos de 3000 MHz, por exemplo, o processo para fazê-los rodar nessa frequência é simples e rápido. Para isso, basta trocar o perfil XMP de suas memórias. Como fazer isso é o que ensinamos neste tutorial, que você pode conferir no vídeo abaixo:

YouTube video

Perfis XMP não são nada mais do que conjuntos de valores adicionais contidos dentro dos próprios módulos de RAM, que podem ser detectados pela BIOS do computador. A maioria das memórias RAM possui espaço para dois perfis adicionais, porém em algumas você só encontrará um perfil extra. O valor incluído nas caixas dos módulos costuma ser o do perfil XMP mais alto incluído nas memórias, afinal é ele que diferencia os diferentes modelos comercializados.

É importante notar que não são todas as memórias que requerem que você altere manualmente o perfil XMP. Os módulos das série HyperX Fury DDR3 e DDR4 e HyperX Impact possuem a tecnologia Plug and Play. O recurso configura automaticamente as memórias para funcionar na velocidade máxima. Com isso, você não tem trabalho nenhum. É só conectar as memórias e jogar! 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções