Donos de AMD Radeon Fury X reclamam de barulhos do sistema do resfriamento líquido

O barulho de refrigeração das placas de vídeo é uma discussão antiga e que sempre foi um problema natural dos componentes eletrônicos. Com o lançamento e as análises da AMD Radeon Fury X poucos dias atrás, usuários da placa têm reportado barulhos vindos da bomba de refrigeração e "murmúrios" do circuito do líquido pelas mangueiras do cooler. Alguns vídeos foram publicados para demonstrar o som que vem da placa.

Numa definição mais clara, a bomba responsável pela circulação do líquido de resfriamento dentro do sistema está fazendo um ruído acima do normal. Ainda não temos uma R9 Fury X para testar nós mesmos esse problema, mas especula-se que por ser um sistema integrado e o cano de refrigeração estar alojado próximo a componentes como capacitores, o líquido do sistema vibra dentro da mangueira, causando esse ruído.

Esse tipo de barulho costuma ocorrer quando uma parte fixa da GPU começa a vibra sob forte carga de trabalho. Porém, com algumas Fury X, o problema está ocorrendo até mesmo sob cargas de trabalho bem mais leves. Geralmente, isso acontece quando a placa de vídeo possui chokes de menor qualidade.

Portanto, é bastante provável que o problema esteja presente apenas nos modelos de referência – apesar de apenas algumas placas de referência apresentarem este defeito. A grande questão é que, até agora, todas as fabricantes (Gigabyte, MSI e Powercolor) lançaram modelos idênticos ao apresentado pela AMD. E a única maneira de garantir que esse problema não exista é ter chokes de maior qualidade, o que deveremos ver com designs diferentes do modelo de referência.

- Continua após a publicidade -

O design da Fury X é desenvolvido pela  Cooler Master em conjunto com um fan da Nidec, começa a fazer muito barulho junto com o que já existe na placa.

Quando o medidor da GPU indica que a Fury X está ociosa, e apenas uma luz vermelha de LED está acesa, a placa, ainda assim, continua a perturbar com o som. De qualquer forma, esse barulho não afeta o desempenho da GPU, e não são todas as placas do modelo que apresentam o esse problema. 

{via}Wccftech|http://wccftech.com/amd-radeon-fury-x-reportedly-suffering-buzzing-coil-whine/{/via} 

Tags
amd
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.