Novo aplicativo Anatel Consumidor procura facilitar o registro de reclamações contra operadoras

A Anatel acaba de lançar um novo aplicativo, chamado Consumidor, que tem como objetivo facilitar o registro de reclamações, e o acompanhamento delas depois, contra operadoras de telefonia, como a Claro, a Oi, a Tim e a Vivo. O app, que é gratuito, já saiu com versões para o Android, iOS e Windows Phone.

Para começar a usar o Anatel Consumidor, que é um aplicativo muito simples, é necessário se registrar com seu número de CPF e uma senha. Depois disso, para "Registrar Solicitação", o usuário precisa do número de protocolo do seu atendimento com a operadora. Essa é uma regra da Anatel, ela não aceita registros de problemas que não tentaram ser resolvidos diretamente com a prestadora de serviços.

Registrando-se a solicitação junto com o protocolo do atendimento que não resolveu o problema do usuário, a Anatel dá até 5 dias para receber um parecer da operadora. Se não houver resposta ou solução, o registro da solicitação afeta o índice de desempenho da operadora.

A criação do aplicativo veio não só para facilitar o acesso do cliente à Anatel, mas também para reduzir o fluxo de ligações e despesas com elas pela agência. No ano passado, segundo o G1, foram registradas quase 3 milhões de reclamações contra as prestadoras de serviços de telefonia. Não há previsão de quanta economia o Anatel Consumidor pode trazer, mas hoje em dia o call center da agência gera uma despesa mensal de aproximadamente R$ 3 milhões e a intenção do serviço é, a longo prazo, migrar todos os registros de solicitação para a internet.

- Continua após a publicidade -

{via}G1 | http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/06/anatel-lanca-aplicativo-para-envio-de-reclamacoes-sobre-operadoras.html{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.