PCs da Samsung estão instalando app que desabilita o Windows Update sem permissão do usuário

Os computadores da Samsung contam com um sistema próprio para a procura e atualização de drivers, porém, a solução da empresa está instalando um aplicativo nos computadores que desabilita totalmente o Windows Update sem permissão do usuário, o que deixa o PC vulnerável e sem atualizações de segurança no sistema. 

O arquivo é certificado pela Samsung e se chama Disable_Windowsupdate.exe. O aplicativo tem como função desabilitar o download de certos drivers que podem ser incompatíveis com os notebooks da Samsung e causar bugs no computador.

Porém, o programa leva o seu nome ao pé da letra e desativa todos os recursos do Windows Update, deixando o sistema sem receber atualizações de segurança, por exemplo. O arquivo é baixado pelo sistema de atualizações da Samsung em um servidor não-criptografado e é instalado automaticamente, sem pedidos de permissão ao usuário.

Ainda não está claro quais as linhas de notebooks da Samsung que estão recebendo o programa. Caso você utilize um computador da marca, pode conferir se o  software está na sua máquina abrindo o "Executar" (tecla Windows+R) e colando o seguinte código: "%ALLUSERPROFILE%ProgramDataSamsung"

A Samsung ainda não comentou oficialmente sobre esse caso.

{via}The Next Web|http://thenextweb.com/insider/2015/06/24/samsung-computers-are-quietly-installing-an-app-that-disables-windows-update/#{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.