Saem primeiras análises da R9 Fury X; placa fica próxima da GTX 980 Ti e Titan X

Começou a sair hoje a primeira rodada de análises oficiais da AMD Radeon R9 Fury X, a aguardada placa que irá introduzir as memórias de grande largura de banda HBM e o novo chip Fiji. As primeiras análises vem mostrando uma performance bastante próxima das GeForce GTX 980 Ti e Titan X, atuais topo de linha da rival Nvidia.

Ao longo dos testes de diversos sites, uma característica se repetiu: a placa não apresenta uma performance impressionante em resoluções 1080p e 1440p, ficando atrás dos modelos da Nvidia e em alguns momentos chegando a ser alcançada pela GTX 980, porém ao rodar jogos em 4K ela se aproxima e várias vezes ultrapassa as rivais da Nvidia.

O uso do sistema de resfriamento líquido também é elogiado, mas há um certo consenso sobre uma característica curiosa: quando em carga de trabalho pesada, rodando games em alta resolução, o aumento de ruído é pouco perceptível e as temperaturas ficam sob controle. Porém, em modo ocioso, tanto o TechPowerUp quanto o Guru3D reclamaram de um nível de ruído muito alto para uma placa inativa.

Confira as análises nos sites

- Continua após a publicidade -

Tom's Hardware
- TechPowerUp
- PC Perspective
- Guru3D
- PCWorld

A R9 Fury X chega ao mercado pelos mesmo 650 dólares de sua concorrente direta, a Nvidia GTX 980 Ti. Em geral, as análises são positivas porém com ressalvas. Apesar do watercooler, placas com o chip da Nvidia e projetos de resfriamento à ar de suas parceiras podem alcançar excelente performance com baixo nível de ruído, incluindo uma maior margem de vantagem em desempenho por conta do overclock de fábrica praticado por elas.

Outros questionamentos são ausências importantes como portas DVI e, principalmente, o HDMI 2.0. Ao usar uma tecnologia mais antiga do HDMI, a Fury X não é capaz de transmitir imagens 4K em mais de 30FPS, uma qualidade que a Fury X seria capaz de entregar, porém só poderá fazê-la via DisplayPort.

Estamos aguardando o envio de um modelo para testes, por parte da AMD, para realizarmos nossos próprios testes e chegarmos a nossas próprias conclusões sobre a placa. Fiquem de olho no site que assim que tivermos novidades, iremos publicar! 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.