Nova linha de placas da AMD não conta com HDMI 2.0 - nem a Radeon R9 Fury X

A AMD, estranhamente, optou por não implementar suporte ao HDMI 2.0 em suas novas linhas de placas de vídeo: nem a série 300, nem a "família Fury", equipada com a nova GPU Fiji. As VGAs contam apenas com o DisplayPort e HDMI 1.4a.

Enquanto o HDMI 1.4a não é um grande gargalo na hora de assistir a filmes em 4K, a questão muda quando falamos de um componente para rodar jogos, uma vez que a frequência máxima suportada por essa versão é de 30Hz. A versão 2.0 já alcança os 60Hz necessários para aproveitar uma jogatina a 60 fps. Em monitores, isso não chega a ser um problema, porque os jogadores provavelmente vão optar pela conexão DisplayPort, mas para se ligar o PC na TV da sala, o HDMI 2.0 vai fazer falta.

Esse problema é especialmente evidente nas Radeon R9 Fuy e Fury X, que estão sendo promovidas pela AMD para rodar jogos em 4K. A série 300 não é a mais indicada para rodar nessa resolução, então a ausência do suporte para o 2.0 pode ser menos notada. 

No lançamento de uma nova linha de modelos espera-se a implementação de novas tecnologias, o que torna ainda mais estranho a opção pelo suporte a uma versão anterior do HDMI.

- Continua após a publicidade -

Informações não confirmadas especulam que o HDMI 2.0 foi abandonado pela AMD devido ao custo dos royalties que devem ser pagos para se usar essa tecnologia.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.