IBM Power7 equipará supercomputador de 16 PetaFLOPs

Enganou-se quem pensava que o fim do Cell marcaria a derrocada da IBM. A Big Blue anunciou que a versão do super processador Power7 com 32 núcleos (não, não hÁ erro de digitação) serÁ o coração (ou cérebro se preferirem) do mais novo projeto de super computador da Universidade de Ilinóis.

Chamado de Blue Waters, o super computador serÁ o mais poderoso disponível ao público em todo o mundo quando entrar em operação no ano de 2011, com poder computacional na casa de 16 PetaFLOPs, graças ao nó formado por 16.384 Power7.

Para manter esse "monstro" em temperatura aceitÁvel, a IBM desenvolveu um sistema especial de refrigeração a Água para todo o conjunto do rack.

A Big Blue informou que planeja lançar versões comerciais de servidores equipados com o Power7 em meados do próximo ano.

Por fim, comenta-se pelos bastidores que o PlayStation 4 seria equipado com o referido processador da IBM.

- Continua após a publicidade -

As especificações do processador IBM Power7, segundo o site Electronista.com, são:

- Dimensão de 45 nm
- Velocidade de clock de 4,04 GHz
- MÁximo 2 chips por módulo multi chip
- 4, 6 ou 8 núcleos por chip
- 4 threads por core
- VMX núcleo capaz
- 32 MB on-die, cache L3, compartilhado por todos os núcleos
- Cache é implementado no eDRAM (em vez de SRAM)
- MÁximo 517,1 GFLOPS por módulo
- MÁximo 258,6 GFLOPS por chip
- MÁximo 32,3 GFLOPS por núcleo

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.