Airbus vai criar "constelação" com 700 satélites para distribuir internet a partir de 2018

A empresa de aviação Airbus Group está fabricando 900 satélites para um projeto do grupo One Web, que pretende levar internet de alta velocidade para bilhões de pessoas. Segundo a Airbus, 700 satélites de 150 Kg serão lançados na órbita terrestre a partir de 2018. O restante ficará na Terra, para repor os outros, caso aconteça algum problema.

Segundo o CEO da OneWeb, Greg Wyler, levar os satélites para o espaço não vai sair barato, mas a iniciativa já tem alguns apoiadores de renome. Os custos do projeto estão entre US$1,5 e US$2 bilhões, que estão sendo bancados pelo grupo Virgin, do bilionário Richard Branson, e pela fabricante de chips Qualcomm.

Greg Wyler já trabalhou no Google e estava envolvido no "Projeto Loon", que também tem como objetivo levar internet para áreas remotas do mundo por meio de satélites (ou balões, nesse caso). 

Além da OneWeb e o Google, o Facebook também é uma empresa interessada em aumentar o alcance da internet. A companhia de Zuckerberg lançou o Internet.org, que pretende levar conexão gratuita para alguns países.

{via}Reuters|http://www.reuters.com/article/2015/06/16/us-space-satellite-airbus-group-idUSKBN0OW00I20150616{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.