PC Amiga dos anos 80 controla climatizador em 19 escolas nos Estados Unidos

Algumas escolas da cidade de Grand Rapids, nos Estados Unidos, utilizam um sistema singular para controlar o clima das instituições: um PC Amiga. O computador Commodore Amiga, que já tem 30 anos, trabalha noite e dia por décadas para controlar o aquecimento e refrigeração de 19 escolas públicas em Grand Rapids. Um estudante de Kentwood programou o pc quando foi instalado, em 1980, e quando há algum problema, ele é o responsável por voltar e programar tudo de novo na versão original.

O Amiga se comunica com o sistema dos outros colégios utilizando um modem de 1200 bits e um rádio wireless, que ocasionalmente é interferido pelo sinal de walkie-talkies, que trabalham quase na mesma frequência.

Embora as partes desse computador sejam difíceis de encontrar, já que é um produto único por sua antiguidade, há uma razão pela qual as 19 escolas continuam usando essa solução vintage por tanto tempo. Substituir o Amiga por um sistema moderno poderia custar até US$2 milhões, o que não seria uma troca boa quando um upgrade no sistema custaria muito menos que isso.

Commodore Amiga ficou famoso pelos recursos multimídia e multitarefa apresentados em sua época, com múltiplos processadores que permitiam executar tarefas avançadas nas áreas gráficas e jogos.

- Continua após a publicidade -

{via}WoodTV|http://woodtv.com/2015/06/11/1980s-computer-controls-grps-heat-and-ac/{/via}

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.