iOS 9 pode trazer bloqueio de publicidades e outros conteúdos no Safari

Um dos recursos favoritos de usuários de navegadores como o Chrome e o Firefox, a capacidade de bloquear as publicidades em sites pode estar a caminho do Safari. A versão beta do iOS 9 apresentou uma nova opção, a "Content blocker" (bloqueio de conteúdo, em tradução livre). 

A opção ainda está em branco no menu, porém já é possível inferir que teremos outras opções dentro deste menu, dando ao usuário a possibilidade de selecionar o tipo de conteúdo que será aberto nos sites que navegar, filtrando conteúdos como publicidade.

Bastante populares entre os usuários, especialmente em desktops, os ad-blocks trazem um efeito na outra ponta. Sites que utilizam a publicidade como forma de financiamento sofrem o impacto de um menor número de visualizações e cliques nas publicidades exibidas no site. Recentemente a AdBlock Plus venceu uma ação movida por grupos de mídia alemã que buscava o encerramento do serviço, pois inviabilizava aos sites oferecerem "conteúdo grauito" aos usuários.

O iOS 9 já está disponível para desenvolvedores e para os consumidores em versão beta. O update chega aos demais usuários na primavera, disponível para todos os aparelhos que receberam o iOS 8.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.