Intel anuncia U.2, novo padrão de conexão para HDs e SSDs

A Intel, em conjunto com o SSD Form Factor Working Group (SFFWG), anunciou um novo padrão – ou quase – de conexão para HDs e SSDs. Chamado de U.2, ele na verdade é uma renomeação do SFF-8639, padrão que existe já há algum tempo, e é aplicado em dispositivos de 2.5 polegadas que se conectam via PCIe.

Tal qual o padrão M.2, ele é utilizado para conectar drives de armazenamento através do conector PCIe 3.0 x4. Normalmente isso é destinado a SSDs, que costumam oferecer mais velocidade, mas nada impede sua utilização em HDs.

A principal vantagem do padrão U.2 é que ele permite que os dispositivos de armazenamento se conectem diretamente através do host através de um cabo flexível, que pode ser roteado dentro do PC ou plugado na backplane.

Como todo padrão que faz sucesso no mercado corporativo, o U.2 já está começando a ser adaptado para uso doméstico. Exemplo disso é a série de SSDs 750 da Intel, que inclui tanto drives Add-In Card (AIC) quanto no formato 2.5 polegadas.

- Continua após a publicidade -

{via}Tom's Hardware|http://www.tomshardware.com/news/sff-8639-u.2-pcie-ssd-nvme,29321.html|PCPer|http://www.pcper.com/news/Storage/Connector-Formerly-Known-SFF-8639-Now-Called-U2{/via}

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.