iOS 9 promete melhorar autonomia e traz o Proactive, espécie de Google Now para o sistema

A Apple revelou hoje o novo iOS 9 para iPad, iPhone e iPod durante a WWDC 2015, a conferência para desenvolvedores da empresa. Sem muitas mudanças na estética, o sistema móvel da empresa traz novos recursos e foi pensado para melhorar a performance, aumentar a autonomia da bateria e a segurança dos dados dos usuários.

A grande novidade do iOS 9 é o Proactive, uma espécie de Google Now do sistema da Apple. Assim como a ferramenta do Google, o Proactive vem para oferecer uma experiência de uso customizada para cada usuário ao aprender a rotina de uso que ele faz dos apps, assim como as atividades diárias, como o deslocamento para o trabalho, para a escola etc.

Ele vai aprender, por exemplo, que você caminha toda manhã e ouve músicas enquanto se exercita. É só conectar o fone de ouvido que ele já vai abrir o player de músicas. Ele também vai ser capaz de mostrar um atalho para o app que você costuma usar naquele momento do dia em sua tela de bloqueio. Ao receber convites para eventos no email, o Proactive adiciona, automaticamente, o compromisso na sua agenda.

Outra função bastante curiosa do recurso é a de identificar, em alguns casos, números desconhecidos. Ao perceber a ligação de um número que não está na sua agenda, ele faz uma busca em seu e-mail para ver se você tem algum contato associado àquele número.

- Continua após a publicidade -

Além desse novo recurso, a Apple apresentou melhorias em ferramentas que já conhecemos. A Siri ganhou uma nova interface, com novos recursos de busca, como, por exemplo, a possibilidade de pedir que ela mostre as fotos tiradas na semana passada ou no mês passado.

Ao receber um convite por mensagem, é possível pedir para que ela o coloque na sua agenda. E se você estiver vendo algum conteúdo em um site e deseja pedir para que ela salve e te lembre de ver depois, também é possível. Além disso, ela dá sugestões de contatos e aplicativos para você utilizar.


O aplicativo de notas tornou mais fácil marcar quando uma tarefa foi cumprida. Ele passa a permitir, também, a adição de imagens, links e até desenhar um esboço com os dedos para adicionar à nota.

- Continua após a publicidade -

Já no Maps, a empresa resolveu dar mais atenção ao transporte público e adicionou o recurso Transit. Ele vai dar a informação passo a passo do trajeto que o usuário vai percorrer, assim como as linhas de metrô e ônibus que deve pegar. Ao procurar algum lugar para comer e abrir um determinado resultado da busca, ele indica se o estabelecimento aceita Apple Pay, além de dar as outras informações de endereço, telefone e qualificação do serviço.

O iOS 9 também trouxe um app de notícias, o News, que traz conteúdo personalizado para o usuário, de acordo com o tipo de informação que ele gosta. A Apple fez parceria com grandes veículos, como The New York Times, ESPN e vários outros sites de notícia para entregar os conteúdos.

Funções exclusivas do iPad

Todas as funcionalidades acima vão estar disponíveis tanto para iPhone, quanto para iPad. Porém, o tablet da empresa vai ganhar alguns recursos exclusivos com o iOS 9. Um deles é o Quicktype, que facilita o uso do teclado, deixando atalhos para copiar e colar mais visíveis, por exemplo. Além disso, o usuário vai poder usar a tela como trackpad ao tocar com os dois dedos na tela. Ao usar um teclado físico, o quicktype disponibiliza atalhos e teclas para funções do iPad.


Mas a função exclusiva para o iOS 9 do iPad mais legal é a tão esperada multitarefa. Agora, vai ser possível deixar um aplicativo rodando ao lado do outro e poder mexer nos dois ao mesmo tempo. O usuário vai poder selecionar, facilmente, quais aplicativos vão aparecer na tela e a proporção que cada um vai ocupar. Com a nova função, também vai ser possível deixar um vídeo rodando em cima da sua tela de trabalho, em modo picture-in-picutre. E vai ser possível mover ele pela tela, ou para fora dela se você quiser só ouvir, e controlar o tamanho em que ele será exibido.

Performance e Autonomia

A Apple diz que o iOS 9 vai se dedicar aos aplicativos que realmente importam para o usuário, aumentando a sua performance. E isso vai implicar, também, na autonomia de bateria. O novo sistema vai fazer a bateria durar uma hora a mais no uso normal. Para aumentar ainda mais a autonomia, ele traz um modo de baixo consumo que vai dar mais três horas de uso.

Segurança

A Apple enfatizou que os usuários estão cada vez mais seguros com o iOS. Ela ressalta que o histórico de uso está disponível apenas para o cliente em seu dispositivo e que não associa suas atividades a qualquer Apple ID. "Nós não nos importamos com o que você faz", disse Craig Federigh, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.


O iOS 9 já está disponível na versão beta para desenvolvedores a partir de hoje. Demais usuários vão poder testar essa versão em julho e o iOS 9 final vai ser disponibilizado para todos os usuários durante a primavera no Brasil, entre setembro e novembro. O iOS 9 vai ser compatível com iPhones a partir do 4S, iPads a partir do 2 e iPod Touch de quinta geração.

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.